segunda-feira, 25 de julho de 2016

O RECADO DE SÉRGIO MORO



   O juiz Sérgio Moro comunicou, na última sexta-feira, a iniciativa privada e as diferentes esferas de poder para ajudarem a acabar com a corrupção sistêmica no Brasil. Moro é responsável por julgar as ações penais da Operação Lava Jato em primeira instância e o pedido foi feito por ele durante discurso em Curitiba, quando recebeu a “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná”, concedida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado (Fecomércio). O recado foi direcionado à plateia certa, formada majoritariamente por políticos e empresários. O juiz frisou que os Três Poderes, não só o Judiciário, mas também o Executivo e o Legislativo precisam fazer a sua parte para uma mudança profunda nas leis no sentido de melhorar a democracia e tornar os processos mais transparentes. Quando disse que a “Justiça não pode ser um faz de conta”, o juiz paranaense ressaltou a importância da Lava Jato ir até o fim e os condenados serem realmente responsabilizados. Neste sentido, é preciso que a sociedade continue atenta aos dispositivos que vez ou outra aparecem pelo caminho e que podem atrapalhar a maior operação de investigação contra a corrupção no Brasil. Moro citou o projeto de Lei do Senado 280/2016. De autoria de Renan Calheiros (PMDB-AL) e relativo aos chamados crimes de abuso de autoridade. O texto penaliza quem ordenar ou executar “captura, detenção ou prisão fora das hipóteses legais”. O problema desse projeto é que a redação é muito vaga e abrangente e, se aprovada, colocará em perigo a independência judicial. Ao mesmo tempo, a sociedade precisa pressionar a Câmara dos Deputados para agilizar a tramitação das “10 Medidas contra a Corrupção “ - campanha encabeçada pelo Ministério Publico Federal que segue a passos de tartaruga no Congresso. Só a Lava Jato não é capaz de passar o País a limpo. É preciso um esforço grandioso da sociedade, dos empresários, da classe política e dos poderes para acabar com a corrupção sistêmica. Não é possível continuar convivendo com esquemas tão escandalosos como os revelados pelo Petrolão. ( FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, segunda-feira. 25 de julho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares