sábado, 9 de julho de 2016

PRODUÇÃO DE QUEIJOS COMO MANDA A LEI


Doraci Martins aprendeu a pasteurizar o leite para a produção diária de 20 a 30 quilos, ela já cumpriu os requisitos para o registro  e aguarda apenas a entrega formal do documento

   Projeto da Unenp tira produtores da informalidade, oferecendo assistência técnica para que obtenham assistência técnica para que obtenham certificação de qualidade e, assim, mais mercado e renda

   A produção de queijos é a aposta de muitos produtores de leite porte para aumentar o faturamento. É o caso de Doraci Martins, de Joaquim Távora (Norte Pioneiro), que atua na cadeia leiteira há dez anos. A produtora possui 12 vacas mestiças e tem produtividade de 70 litros de leite por dia. Toda produção é voltada para os queijos, rendendo em torno de 20 a 30 unidades. Para melhorar ainda mais os preços de venda, Doraci ingressou no Programa de Registro e Certificação de Queijos da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Unemp), que atende produtores de quatro cidades da região Andirá, Cornélio Procópio, Joaquim Távora e Leópolis. 
   Em todos os municípios, o programa atua em conjunto com o Serviço de Inspeção Municipal ( S.I.M), que controla a qualidade dos produtos também é o responsável por emitir a certificação de qualidade aos produtores que se adequam à legislação. Em Joaquim Távora, foi o S.I.M que procurou a Unenp para trabalhar com os produtores locais. 
   Em poucos meses, Doraci cumpriu todos os requisitos para receber o registro e hoje aguarda a entrega formal do documento. “ Entregava o leite nas escolas, mas meu produto não passava pelo processo de pasteurização. Agora, depois do curso, o meu rendimento aumentou, com o processo sendo fundamental para que o queijo tenha maior validade e, em pouco tempo, melhor preço”. 
   Ela comenta que hoje consegue comercializar um queijo de 600 gramas pelo valor de R$ 7 para o comércio e R$ 8 diretamente aos clientes. “ Todo o processo para a produção de leite e do queijo aumentou demais, inclusive agora estou realizando o processo de pasteurização. O custo de produção ultrapassa R$ 6 por unidade. Quando estiver com minha certificação, que será um grande diferencial, certamente terei de fazer esse repasse para melhorar minha rentabilidade”, diz Doraci. 
   Além de ofertar o curso, a equipe da Unenp também faz visitas aos produtores que querem se regularizar. “ A nossa função é orientar para que eles possam produzir de acordo com o que a legislação exige”, explica Glaucy Costa, médica veterinária do Programa. “ Assim eles podem conseguir a certificação e comercializar o queijo deles sem nenhum receio, porque se trata de um produto sem riscos à saúde”, complementa.
   O trabalho incluiu também a análise laboratorial do queijo, que é coletado durante as visitas da equipe. “ A análise nos permite saber se há alguma contaminação no produto, e se as adequações feitas pelo produtor estão dando resultados. É com base nela que sabemos se estamos no caminho certo”, relata a bióloga, Bruna Terci Ferreira.

   ADEQUAÇÕES


   Em Joaquim Távora 13 produtores participam do projeto. Alguns, como a Doraci, já estão adiantados no processo de certificação. Outros ainda cumprem etapas para se adequar. “ A maioria produz o queijo em casa. E para atender as normas do S.I.M, algumas vezes é preciso adequar as instalações. Isso tem custo. E nem todos têm dinheiro para fazer essas adaptações imediatamente. Por isso, a agilidade no processo depende muito das condições do produtor também”, conta Bruna 
   Sílvio Luiz Carcia é um dos que estão se adequando para conseguir a certificação. Há quatro anos, ele, a esposa e o filho fabricam diferentes tipos de queijo, coalhada e iogurte. A produção é num cômodo da casa onde vive a família, na zona rural da cidade. “No começo, fazíamos só para o nosso consumo. Mas depois as pessoas começaram a pedir, e a produção foi aumentando. Hoje, nó s vendemos os produtos na feira e em alguns pontos comerciais da cidade”.
   O curso de boas práticas, e a visita da equipe da Unenp à propriedade trouxeram um novo ânimo à família Garcia. Eles não só querem a certificação, como também querem expandir o negócio. “ Primeiro nós vamos fazer algumas adequações aqui mesmo, para atender o que pede a inspeção. Mas já estou planejando construir um prédio próprio para abrigar a fábrica. Agora que sabemos por onde ir, não podemos parar de crescer”, planeja Sílvio. (VICTOR LOPES – Reportagem Local, página 3, FOLHA RURAL, sábado, 9 de julho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares