domingo, 17 de julho de 2016

SUSPENSÃO DE VOOS COMPLICA VIDA DO PARANAENSE


   As consequências econômicas da suspensão de voo no Paraná, por decisão das companhias aéreas, são mostradas na edição de hoje da Folha de Londrina. A crise econômica e o valor do ICMS cobrado sobre combustíveis no Estado são apontados como os responsáveis por essa grave ameaça a mobilidade aérea nas cidades do interior. A diminuição das linhas causa transtorno a turistas, empresários e profissionais liberais de diversos setores, pois há dificuldades para que esses executivos cumpram compromissos que dependam de rápido deslocamento para os centros maiores. 
   É evidente que a ação das companhias aéreas reflete a importância econômica que o interior do Paraná representa para a aviação. Basta comparar com Ribeirão Preto, cidade paulista que tem quase a mesma população que Londrina. O detalhe é que por lá, a estrutura logística é mais completa. 
   Em Londrina, em maio de 2015 havia dez rotas disponíveis, que reduziram para seis trajetos no mesmo mês de 2016. A queda no volume de passageiros transportados também chama atenção: de 85.510 para 62.855 entre embarques e desembarques, o que indica queda de 26% no período. 
   Em Ribeirão, no ano passado, as companhias operavam 20 rotas na cidade, que perdeu apenas um voo no mesmo período de 2016, apesar do número de passageiros transportados ter reduzido em torno de 20%, de 101.318 para 80.553. Maringá enfrenta problemas semelhantes ao de Londrina, com queda de 13 para seis rotas e redução de 69.044 para 47.573 passageiros, transportados, queda de 31%. 
   Na tentativa de reverter a situação, várias entidades representativas ligadas a comércio e serviços, se mobilizaram e mostraram um projeto pedindo a redução na alíquota do ICMS sobre o combustível para as aeronaves. A ideia é mostrar ao governo do Estado que baixando a alíquota será possível aumentar as rotas, abastecer mais aeronaves no Paraná e com isso aumentar a arrecadação.
   A proposta merece atenção. A falta de um aparelho ILS (sistema de pouso por instrumentos) mais moderno já causa transtornos demais nos dias de chuva forte, com os cancelamentos dos voos. A suspensão das rotas é mais um complicador da rotina de quem precisa viajar. (FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, domingo, 17 de julho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares