segunda-feira, 11 de julho de 2016

A DISTÂNCIA ENTRE O REAL E O IDEAL


   O aumento do custo de alimentação dentro de casa fez o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Diese) elevar também a estimativa de salário mínimo em junho. Segundo a pesquisa, para manter uma família de quatro pessoas, o mínimo deveria ser de R$ 3.940. 23. O valor representa 4,48 vezes o mínimo oficial, de R$ 880, e foi puxado principalmente pela alta dos preços do feijão, do leite e da batata. Até maio, o suficiente para suprir as despesas de um trabalhador e da família dele com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência, conforme prevê a constituição federal, estava em R$ 3.777,93. O leitor pode estranhar a alta tão significativa do “mínimo ideal”, levando em conta a desaceleração da alta da inflação no último bimestre. Mas é preciso considerar que o custo da cesta básica continuou a crescer devido a entressafra de alguns produtos, a problemas climáticos que atingiram as propriedades rurais e por questões de mercado, como a redução da área plantada de feijão em substituição à soja. A alimentação é o que mais afeta o orçamento familiar da população de baixa renda e é justamente o fator que vem subindo mais que a inflação. Se o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para famílias com renda de até cinco salários mínimos, fechou junho em 9,49%, o aumento sobre os alimentos ficou em 13,27%, conforme divulgado na última sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É certo que as oscilações nos preços de alimentos são pontuais e devem cair nos próximos meses, mas a previsão de uma resposta positiva para o desemprego e a recessão ainda deve demorar mais um pouco. Enquanto isso, cresce o número de famílias brasileiras que correm o risco de retornar à pobreza, depois de experimentarem, anos atrás, a vida na chamada “nova classe média”.(FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, segunda-feira, 11 de julho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares