domingo, 31 de julho de 2016

OPORTUNIDADE QUE TRANSFORMA VIDAS

Eunice e Ronaldo Rodrigues trabalham com brócolis, couve-flor, alface, repolho,almeirão,beterraba, mandioca, milho verde e abóbora



   Casal de pequenos agricultores aposta no crédito fundiário para comprar um pedaço de terra e investir na produção de olerícolas

   Sabe aquela oportunidade que transforma uma vida e traz tranquilidade e certeza que estamos no caminho certo, em todos os sentidos? Muitas vezes, o produtor rural necessita que uma porta se abra para que de fato, ele engrene no negócio. Foii o que aconteceu com o casal de produtores Eunice Aparecida e Ronaldo Rodrigues, moradores do distrito de Lerroville.
   Toda a vida eles trabalharam na roça, enfrentando os desafios da agricultura familiar. Mas sempre se deparavam com dois grandes problemas: dificuldade na comercialização e a terra arrendada trazia entraves para o retorno financeiro do casal. Cenário que mudou drasticamente em 2007, quando tiveram a oportunidade de comprar uma pequena área por meio do crédito fundiário no assentamento Alto Alegre. Mais do que isso: há cinco anos eles integram também a Cooperativa Solidária de Produção, Comercialização e Turismo Rural da Agricultura Familiar do Norte do Paraná (Coafas), vendendo todos os seus produtos diretamente para a merenda escolar.
   Que mudança de cenário! No Assentamento Alto Alegre, o casal e mais 46 famílias pagam R$ 3 mil por ano pela área média de três hectares. Lá, eles trabalham com brócolis, couve-flor, alface, repolho, almeirão, beterraba, mandioca, milho verde, abóbora, tudo destinado para a Coafas e também entregas diretas para clientes em Tamarana e Lerroville.
   Além das olerícolas, dona Eunice também aposta na produção de pães caseiros e geleias de morango e banana, que também vão para as escolas por intermédio da cooperativa. “Quando a gente arrendava a terra, plantava milho, feijão: cada ano era um produto diferente. Depois que conseguimos comprar nosso espaço e conhecemos a Coafas, tudo mudou. Toda segunda-feira entregamos em media 500 quilos de olerícolas, 300 pães e 100 quilos de geleia na cooperativa. Hoje meu tempo está contadinho”, brinca a produtora. 
  
Toda segunda-feira o casal entrega, em média, 500 quilos de olerícolas, 300 pães e 100 quilos de geleia na Coafas

 Além do casal, o filho Rogério, graduado em física e química, também mora na propriedade e divide o tempo entre as aulas ministradas em Tamarana e auxiliando a mãe principalmente na produção de pães. “E para o ano que vem temos ainda mais planos. Já reservamos uma área da propriedade em que começaremos a bandejar nossos produtos, agregando ainda mais valor à nossa produção. Também vamos buscar, juntamente à UEL (Universidade Estadual de Londrina), a certificação para produtos orgânicos, pois hoje já trabalhamos com pouco agrotóxico”.
   Nesta semana, em comemoração ao Dia do Produtor Rural, os produtores do Assentamento Alto Alegre também pararam um pouco as atividades para festejar. Juntaram os amigos e fizeram um belo jantar. “Aqui tem arrasta-pé”, brincamos, dançamos e até viajamos em comboio para Aparecida do Norte todo ano. Temos uma vida muito prazerosa e de qualidade. Vale a pena celebrar.” ( VICTOR LOPES – Reportagem Local, FOLHA RURAL, páginas, sábado6 e 7, 30 de julho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares