quarta-feira, 13 de julho de 2016

O CORPO NOS CONECTA



   Em um mundo dominado por preconceitos e violências de todos os tipos é urgente voltar ao corpo

   ÀS VEZES a peça não é tão boa, mas quase sempre eu choro ao ver tanta gente levantando e aplaudindo junto. Os atores se alinham, abre o peito e nós jogamos os sons das mãos. É uma comunicação genuína. A maioria não se conhece, mas naquele momento somos inseparáveis.
   Comer juntos é outra ação poderosa para criar relações além das identidades e bolhas usuais. Os corpos se assemelham, então naturalmente vemos o outro como igual – algo raríssimo em outros contextos.
   Num mundo cada vez mais privado e especializado, com trabalhos cada vez mais imateriais, entre seres que tentam se diferenciar, é muito importante, de vez em quando, deixar que nossos corpos se sincronizem. Cantar, tocar, dançar, rezar, nadar, caminhar, silenciar junto. Em geral, nos agrupamos pelo falatório: a gente nem saberia direito o que fazer em um encontro não verbal. Por isso admiro iniciativas como a Fritura Livre, que todo mês reúne mais de 100 pessoas para uma roda de música corporal (improvisada, comunitária, inclusiva) em uma praça da cidade de São Paulo.
   Para nos conectarmos a outros corpos, precisamos acordar a nossa corporalidade. Por que você não se dá o presente de chegar em casa, se estirar no chão e apenas ficar ali, sentindo o corpo respirar e relaxar por si só? No espaço do corpo, não há histórias, e-mails ou pensamentos compulsivos. Na respiração, não há tarefas ou metas. No contato com o chão, não há fracasso ou sucesso. 
   O que é brigar senão perder o contato com o chão? Observe um casal aflito e veja como ambos parecem pairar sobre suas cabeças, suspensos em abstrações e discursividades. Da próxima vez que se perturbar, observe como você perde a conexão com o próprio corpo e sinta os seus pés – os pés nos resgatam. Tanto é que uma das instruções iniciais na prática de shamatha (meditação do calmo repousar)é trazer a atenção de volta ao corpo. A violência vem da anestesia: porque somos incapazes de sentir dor, causamos dor. É urgente despertar os sentidos. 
   Pra lembrar de nossa humanidade em comum, de vez em quanto, experimente deixar que seu corpo se reconheça em outros: uma pessoa esperando o ônibus, uma pessoa se coçando, uma pessoa franzindo os olhos ao sentir a luz do sol bater no rosto (como na peça Arrã, de Vinicius Calderoni), uma pessoa vendo um vídeo do grupo Porta dos Fundos, uma pessoa alternando micro-expressões diante da tela do celular, uma pessoa com sono, uma pessoa mastigando, uma pessoa meio molhada na farmácia da esquina esperando a chuva passar, uma pessoa abrindo ou fechando a porta, uma pessoa na fila, uma pessoa travando a mandíbula, uma pessoa testando os sons da boca, uma pessoa se levantando da cadeira... corpos vivos em todas as direções!
   Não tem inimigo que não durma, que não coloque comida na boca, que não seja frágil e bondoso em algum momento. Não tem guerra que se sustente quando um dos seres é flagrado nesses momentos. E não há momento que não seja assim. Basta abrir o corpo. ( GUSTVO GITTI, professor de TakeTiNa (florescimento humano pelo ritmo. Seu site é gustavogitti.com página 51, Quarta Pessoa, REVISTA SIMPLES, JUNHO DE 2016. Retrato: Paula Fabrizio. Impressa na Gráfica Abril – São Paulo,SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares