domingo, 10 de julho de 2016

CAMPEÕES EM DESMATAMENTO


   O Paraná é líder no desmatamento da Mata Atlântica, levando em consideração as três últimas décadas. A informação , divulgada pela   organização não governamental SOS Mata Atlântica, faz parte do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, feito em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Aeroespaciais (Inpe). De acordo com os dados, o Estado registrou supressão de 456.514 hectares entre 1985 e 2015, área dez vezes maior que o município de Curitiba. O valor correspondente a um quarto do total desmatado no País no mesmo período. Completam as três primeiras posições Minas Gerais (383.637ha) e Santa Catarina (283.168ha).
   Os dados mais recentes, referentes ao intervalo entre 2014 e 2015, mostram Minas Gerais como líder do ranking de desmatamento do bioma, com 7.702 hectares devastados, seguido pela Bahia (3.997 ha) e pelo Piauí (2.026 ha). Em quarto lugar aparece o Paraná, que apresentou a maior variação em relação ao boletim anterior. Em 2014, o Estado havia conseguido reduzir o desmate abaixo dos quatro dígitos – 921 hectares – mas no último ano mais que dobrou este patamar. Foram 1.988 hectares devastados, o que significa um aumento de 116%.
   Chama atenção dos ambientalistas que os focos de desmatamento se concentram na região Centro-Sul, onde estão as principais áreas remanescentes de Florestas de araucárias .    A reportagem da FOLHA percorreu 1.2 quilômetros na região de destruição apontada pelo Atlas e encontrou grandes clareiras abertas para pastagem ou cultivo de espécies exóticas, como pinus e eucalipto. O cenário mostrado neste domingo (10) pelo jornal é desolador. Em uma dos municípios visitados, União da Vitória, as autuações por desmatamento são diárias. Acompanhar o trabalho dos fiscais do Instituo Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) é uma aventura que atravessa estradas perigosas, lamaçal, colinas e cercas de arame farpado. Dois municípios paranaenses estão entre os que mais desmataram, segundo a pesquisa: Bituruna e Coronel Domingos Soares. 
   O desafio é interromper esse quadro crônico de desmatamento. É um crime motivado pela ganância que coloca em risco de extinção não apenas a araucária, símbolo do Estado, mas várias outras espécies. (FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, domingo, 10 de julho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares