sábado, 16 de julho de 2016

O AMIGO JUAREZ




   Morávamos num pequeno sítio nas proximidades de Astorga na década de 1960. Nossos vizinhos, uma família de evangélicos, da Congregação Cristã, muito honestos, sérios e trabalhadores e que seguiam com muito afinco suas doutrinas. Nós, católicos, também seguíamos nossa religião. Nunca houve qualquer desconforto durante os anos em que fomos vizinhos, pois os respeitos das doutrinas eram mútuos. 
   A família dos Batistas, além dos pais, tinha duas filhas e três filhos que regulavam as idades dos meus irmãos e a minha. Eu tinha a mesma idade de Juarez. As crianças eram muito unidas e Juarez e eu sempre juntos nas “caçadas de pássaros” com estilingues, armando arapucas. Nos dias de muito calor íamos nadar no rio Pimpinela com suas águas frias e fundo pedregoso, que muitas vezes cortavam nossos pés. Nossa alegria foi quando meu pai tirou uma câmara de ar do velho jeep e nos deu de presente. Era uma festa só no rio, quando descíamos rio abaixo com a câmara. Todos os dias da semana eles passavam pela nossa casa para irmos juntos à nossa querida escola rural da professora Ica.
   Passaram anos, mudamos para a cidade grande e os Batistas seguiram para outro destino. Perdemos o contato com eles, pois naquela época era difícil a comunicação. 
   Certo dia, já casado, fui convidado para ser padrinho de um casamento em uma pequena cidade próxima a Londrina. Ao subir no altar vi no padre uma figura que me parecia familiar, e o mesmo aconteceu com ele. Após a cerimônia, o padre veio até onde eu estava e me perguntou se eu não era o seu amigo de infância ao que prontamente o reconheci. Foi uma grande alegria e indignação por minha parte.
   Juarez, o padre, compreendeu minha dúvida e foi logo explicando. Quando adolescente, morava numa cidade e as escondidas dos pais começou a frequentar uma paróquia católica. Aí resolveu que queria estudar para padre. Disse que foi a pior fase de sua vida, pois como comunicar aos pais sua decisão? Os pais evangélicos fervorosos. Que situação! Mas sabiamente e muito cristãos, seus pais compreenderam e apoiaram o filho na sua vocação, embora jamais se convertessem ao catolicismo. 
   Na sua ordenação sacerdotal, toda a família dos Batista comparecera e foi uma grande festa. Seus irmãos – o Sérgio tornou-se dentista e o mais velho, Alberto, juiz de direito – continuaram evangélicos, suas irmãs tocam órgão na igreja. Juarez perdeu seus pais mas a família continua sempre unida. (SIDNEY GIROTTO, leitor da FOLHA, página 2, espaço DEDO DE PROSA,FOLHA RURAL, sábado, 16 de julho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares