quarta-feira, 20 de julho de 2016

ADOLESCÊNCIA E O RITO ORDÁLICO


   Durante longo período da História Antiga e que se estendeu até a Idade Média, era comum o emprego da ordália, ou seja, um rito especial empregado para julgar criminosos. Através dele a vida do julgado era entregue ao crivo de uma força natural, um deus, que poderia puni-lo com a morte ou absolvê-lo, conforme fosse o caso. Na verdade, era considerado um ato voluntário do próprio julgado, pois lhe era dado a chance de confessar todos os seus crimes para livrar-se de uma sentença fatídica. Por essa característica, a ordália era considerada uma opção pelo risco, uma forma de suicídio. 
   Estudiosos associam essa prática às manifestações do inconsciente coletivo, isto é, pertencente à memória universal e que por isso se repete através das gerações. Quem a pratica não tem consciência de que opta por uma forma de sofrimento pessoal e cumpre-a em si mesmo para atingir a plenitude do funcionamento. Em algumas culturas tribais foi institucionalizada através dos ritos de passagens nos quais o candidato a guerreiro era submetido a provas terríveis , como atirar-se de penhascos preso por cipós aos pés, passar noites sozinho na escuridão da floresta, ser ferroado por insetos peçonhentos e arder de febre durante dias – por exemplo. Se sobrevivessem, era porque teriam recebido a aprovação dos deuses, assim como no julgamento ordálico.
   Pela ótica de David Le Breton, Professor de Sociologia e Antropologia da Universidade de Strasbourg, a delinquência juvenil é a edição moderna desse rito. Alias, as retaliações pela sociedade, o estigma de “marginal”, a punição legal e outras formas intimidativas aguçam essa necessidade, funcionando como um rito de passagem moderno, que agora se institucionaliza exatamente na medida em que impõe castigos e provas a serem cumpridos para que se possa ascender socialmente. Nessa versão moderna, porém, permite-se ao candidato escolher a forma pela qual deseja buscar o sofrimento, a dor e o medo (uso de drogas, brigas, esportes radicais, práticas de delitos, etc), ingredientes necessários para provar suas capacidades e testar seus limites, liberdade e autonomia. 
    Há mais de vinte anos acompanhando e dedicando minha atenção profissional a dependentes químicos, muitos dos quais iniciados na faixa etária entre 12 e 18, tenho constatado na prática a veracidade desse fenômeno através das inconsistentes justificativas apresentadas para o inicio dessa conduta arriscada. São afirmações mais ou menos assim: “ Ué, é normal. A gente usa...se quebrar a cara, quebrou. Dá nada não!”.
   Como destaca Breton, através dessa “ordália moderna” os jovens”... interrogam simbolicamente a morte para saber se vale a pena viver ,” Em suma, brincar com o perigo revela a necessidade de intensificar a própria existência. É gritar para o mundo e expressar o mal-estar pelas rupturas que evidenciam a disfuncionalidade das relações socioafetivas, especialmente as familiares. Nada faz muito sentido nesse encapsulamento em que a vida parece ficar suspensa pela dicotomia que espreme o púbere entre o mundo fantástico e protegido da criança e o amedrontador mundo desconhecido do adulto. Jogar com o perigo faz precipitar as endorfinas no cérebro, estimulando ou relaxando , modificando as percepções, enfim, devolvendo ao jogador uma ilusória completude de si. 
   Afinal, ser adolescente nunca foi fácil. Aristóteles, no século IV a.C. já os descrevia como apaixonados, irascíveis e incapazes de controlar seus impulsos. 
   Apenas a tecnologia mudou no entorno deles. ( JAIR QUEIROZ, psicólogo clínico e pós-graduado em Segurança Pública em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, quarta-feira, 20 de julho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

2 comentários:

  1. Mais uma vez me sinto lisonjeado por encontrar um trabalho de minha lavra replicado neste espaço. Muito obrigado e muito sucesso no seu trabalho, nobre professor.

    ResponderExcluir

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares