quarta-feira, 2 de setembro de 2015

TESTES EM RECÉM-NASCIDOS LONGE DO IDEAL




   Mesmo indicando doenças graves, exames feitos na primeira semana de vida ainda são deixados de lado

Rio – Os primeiro exames feitos com bebês  como os testes do pezinho, da orelhinha, e do olhinho ainda estão em patamares distantes do ideal no país, apontou o IBGE. Segundo pesquisa do órgão, o teste do pezinho, essencial para o diagnóstico de doenças graves como fenilcetonúria e anemia falciforme, que prejudicam o desenvolvimento  foi feito por 70% das   crianças na primeira semana de vida. “Isso significa que 30% das crianças não fazem o teste na primeira semana de vida, o que atrasa em muito o diagnóstico de doenças que precisam ser tratadas o quanto antes”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Pediatria, Eduardo Eduardo da Silva Vaz.  Segundo Vaz, é surpreendentes os percentuais muito baixos de realização de teste na região Norte (54,6%) e Nordeste (53,87%). No Sudeste, o percentual chega a 84,7%.
   “Infelizmente ainda não conseguimos reduzir no país  essa diferença entre as regiões. Os programas de transferência de renda do governo ajudam, mas não resolvem essa desigualdade, já que em locais de mais renda é maior também o atendimento via rede privada. Estamos perdendo crianças diagnosticadas tardiamente com doenças graves”. De acordo com a pesquisa, é pequeno é pequeno também o percentual de crianças com menos de 2 anos que tiveram sua primeira consulta médica até sete dias depois de ter tido alta da maternidade. No País, apenas 28,7% das crianças fizeram exames na primeira semana fora do hospital.  No Norte, o percentual cai para 17,7%.
    O chamado teste do olhinho, exame que o médico lança um foco de luz vermelha no fundo do olho do bebê, para ver se não há problemas com a retina. No país, 51,1% fizeram o exame na primeira semana de vida. Vaz explica que se,  por algum problema na retina, a criança não desenvolver a visão nos primeiros meses de vida, há chance de ela desenvolver cegueira definitiva. O mesmo corre com audição. Se a criança for diagnosticada com problema e não for diagnosticada nos os seis primeiros meses, dificilmente ela conseguirá, a despeito do problema de audição, desenvolver a fala, por exemplo. O teste da orelhinha é feito por 56% das crianças na primeira semana de vida. “Se levar dois anos para perceber o problema, já será tarde”.(LUCAS VETTORAZZO – FOLHAPRESS, página 10, FOLHA SAÚDE, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, segunda feira, 31 de agosto de 2015).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares