domingo, 20 de setembro de 2015

SINFONIA DA PALAVRA DE DEUS




   Encontramos a Palavra na criação, no povo de Israel, nos profetas, nos acontecimentos da história, na Igreja, nas comunidades, nas escrituras, nos pregadores, mas especialmente no Verbo que se fez carne. A Palavra está no princípio, é motor que tudo move, é o DNA e a sinfonia de todas as coisas humanas e divinas. Ela é um céu infinito e um abismo insondável. É o livro de Deus e da humanidade, livro que foi escrito em mutirão. “O mal do mundo deriva de não se conhecer a verdade das Sagradas Escrituras” (Santa Tereza de Jesus). A Bíblia é a cartilha, a gramática, a enciclopédia que nos ajuda a ler a história humana e a história da salvação.
   Quando o cristianismo chegou ao Brasil tinha acontecido o cisma do Ocidente (Lutero). Os católicos foram sendo identificado com a missa e os protestantes com a Bíblia. Por séculos afora nós, católicos, vivemos num longo exílio longe da Palavra. Ela foi até proibida de se ler. O tesouro das Escrituras foi esquecido, escondido, desconhecido. O movimento bíblico pré-conciliar e o Concílio Vaticano 2º nos devolveram a Palavra. Fizemos grandes progressos, mas há ainda um longo caminho a percorrer.  Persiste  ainda muito desconhecimento e indiferença bíblica. Não basta o mês bíblico, precisamos de um “século bíblico” até que todo dia seja dia da Palavra. Já foi sugerida na CNBB uma “mobilização bíblica” em toda a Igreja do Brasil, mas a proposta não foi acatada. Nem temos uma Comissão Bíblica. É de lastimar.
   Jesus, a Palavra viva também abriu o livro , leu as Escrituras e nela encontrou a explicação de sua missão (Lc 4,18-20). Jesus cita frequentemente as Escrituras e nela se fundamentava quando dizia: “É preciso que se cumpram as Escrituras”. Ele abriu a mente dos discípulos de Emaus e aqueceu seus corações explicando-lhes as escrituras, começando por Moisés (Cf. Lc 24,32-45). Dizia ainda, a Escritura não pode ser anulada.  Errais  não conhecendo as escrituras. “Como é que  lês”?, perguntou ao doutor da lei (Lc 10,26). Insistia no valor das Escrituras ao afirmar: “As escrituras dão testemunho de mim”. ( Jo 5,39)  Admoestava seus ouvintes com essa pergunta: “Ainda não lestes as Escrituras”? (Mc 12,10). Todas estas admoestações de Jesus valem ainda hoje para nós.
   Tornemo-nos amigos, discípulos e praticantes da palavra. Ela é perfume de Cristo, bálsamo, alimento, tem sabor de mel, é mais preciosa que o ouro e a prata, mais luminosa que a luz, sete vezes mais brilhante que o sol . Ouvir a Palavra é ouvir declarações de amor. A era seca, a flor murcha, o mundo passa, mas a Palavra permanece. Vale a pena ser o Evangelho em obras e boas ações, pronunciar a palavra com a vida. Somos eco da Palavra e não de palavras. Quem é pessoa da Palavra torna-se  pessoa de palavra.
   O Sínodo da Palavra (2008) aconselhava: cada pessoa na família tenha sua Bíblia, os seminaristas adquiram paixão pela Bíblia, a catequese seja iluminada pela Palavra, os leitores nas celebrações saibam ler bem, o povo tenha acesso às escrituras. Enfim, não esqueçam os que a Palavra tem uma voz, é a revelação divina. Tem um rosto, é Jesus de Nazare. Tem uma casa, é a Igreja. Tem um caminho: a missão, os pés dos missionários evangelizadores. Sem a Palavra não se conhece o nome, a vida, a doutrina, o reino, as promessas e o mistério de Jesus de Nazaré. ( DOM ORLANDO BRANDES, arcebispo de Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, publicação da FOLHA DE LONDRINA, sábado, 10 de setembro de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares