sábado, 26 de setembro de 2015

NÃO SE OUVIR 'PANELAÇO'


A população que lotou as ruas nos últimos protestos se posicionando contra a corrupção e até levando faixas e cartazes em apoio à Lava Jato parece não der se dado conta das implicações do fatiamento da operação. Na última quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por sete votos a três, retirar da competência do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, o inquérito referente a 18ª fase da operação, batizada de “Pixulexo2”. Nessa etapa estão sendo apurados possíveis crimes de corrupção e levagem de dinheiro envolvendo a empresa Consist Software, que maninham ligações com o Ministério do Planejamento. 
 O STF entendeu que não há ligação direta de um suposto esquema no Ministério do Planejamento com a corrupção da Petrobras, mandando as descobertas referentes ao Pixuleco 2 para a Justiça de São Paulo. Tudo indica que, pelo entendimento do Supremo , cabe a Sérgio Moro os julgamentos relacionados com o caso de corrupção dentro da Petrobras. No caso da Consist, a Suprema Corte segue pela regra geral de que o processo tramita no local onde o crime foi cometido. 
 Advogados de Réus e o Palácio do Planalto comemoraram a decisão do STF por um motivo: a fragmentação tende a esvaziar e a enfraquecer as investigações. Oficialmente, poucas autoridades da Polícia Federal e da Justiça Federal comentaram a decisão. Mas a decepção é evidente. O delegado da PF Marcio Adriano Anselmo disse que a decisão é triste porque quebra a estrutura já existente na corporação e quem assumir agora, em São Paulo, provavelmente não vai ter a noção de todo. Há informações de que a força-tarefa da Procuradoria-Geral da República que atua na Lava jato pensa até em produzir um “manual” para ajudar procuradores que eventualmente venham a assumir alguma parte da investigação. 
 Há preocupações com outros desmembramentos. A partir das investigações de corrupção na Petrobras, a Lava Jato encontrou, por exemplo, indícios de fraudes em contratos com a Caixa Econômica Federal, Ministério da Saúde e Eletronuclear. Mesmo havendo uma explicação técnica nessa fragmentação, a lógica parece ser outra. Não seria muito mais produtivo e eficiente que as investigações continuassem com os procuradores que já acompanham o caso tanto em Curitiba quanto em Brasília? 
 Compreender a Lava Jato apenas como uma operação que apura pagamento de propina por parte de empreiteiros a executivos da Petrobras, beneficiando também um grupo determinado de políticos, é um erro. Apesar de não ter havido panelaço, a decisão do STF é totalmente impopular e aponta como um indicativo de benefício à impunidade. ( FOLHA OPINIÃO opinião@folhadelondrina.com.br, página 2, sábado, 26 de setembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares