quarta-feira, 23 de setembro de 2015

QUANDO UM FILHO MORRE



   Uma mãe jamais será capaz de dizer adeus a seu filho morto. Ela pode velá-lo, se esvair em lágrimas e perder todas as forças. O sol pode nunca mais voltar a brilhar, a alegria pode deixar de ser um sentimento em seu peito. Mas o adeus jamais vai se concretizar.
   E não precisa. Porque o que ela enterra é somente o corpo físico do filho.
Uma parte importante, claro, e que foi gerada ( e alimentada, no início) a partir de seu próprio corpo. Mas que leva apenas os verbos que poderiam se concretizar – brincar, afagar, se preocupar, proteger, ralhar, se preocupar de novo (porque a preocupação dá mais cor aos outros verbos) – e que se resumem em: conviver e compartilhar.
   Nõ haverá novas experiências, não haverá a admiração e o orgulho com as novas conquistas – com as quais a mae sonha desde antes de engravidar. Não haverá o filho maduro, reconhecendo como foi importante a estrutura recebida dos pais da maneira mais bonita: repassando agora para seus próprios filhos. E, com isso, parece que o ciclo da vida foi interrompido.
   Mas não foi. Porque a mãe carregará para sempre esse filho. Se não terá mais os verbos, os sentimentos continuarão intactos por toda a vida. E podem crescer, por que não?
   A mãe que perde um filho, apenas por  sobreviver a essa provocação, ensina à humanidade uma lição sobre o amor que de nenhuma outra forma poderia ser ensinada. O amor onipresente, incondicional. E, mais do que nunca, eterno – no amor por sua mãe que o filho carrega consigo para o céu. ( ADRIANA ITO, editora da FOLHA 2, escreveu este texto pensando nas mães de João Pedro, do Mateus, da Sofia e do Rodrigo. E do Bernardo. Página 3, FOLHA 2, espaço CRÔNICAS, quarta-feira, 23 de setembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares