terça-feira, 29 de setembro de 2015

TEMPOS VERBAIS


   Os verbos constituem um dos elementos mais importantes de qualquer língua. Por definição, são as palavras que expressam ação, estado ou processo. Na prática, são essenciais para a  construção de quase todo enunciado. É possível, sim, dizer algo sem usar um verbo, com uma frase, mas para informações mais elaboradas, fica complicado abrir mão dele. Aí, com a presença do verbo, a frase passa a ser chamada de oração ( ou frase verbal).
   Conjugar um verbo é fazer todas as flexões necessárias em cada caso, ou seja, indicar corretamente o tempo, o modo, a pessoa, etc. A boa notícia é que você, com certeza, já sabe fazer essas “modificações” em cada verbo. Afinal, você usa a língua portuguesa desde que começou a falar. O maior problema é quando entra em cena a teoria, com todos seus nomes e classificações, atrapalhando a vida de muita gente. Especificamente, os nomes de tempos verbais costumam causar muita confusão na cabeça de estudante e concurseiros.  Então, para facilitar sua vida, vamos tentar esclarecer um pouco essa questão.
   Primeiramente, quando você vê o nome de um tempo verbal, está lidando com três informações diferentes: o tempo, o aspecto e o modo verbal. Por exemplo: pretérito imperfeito do indicativo (pretérito é o tempo, imperfeito é o aspecto e indicativo é o modo). Então, vamos falar desses três elementos separadamente.
   O tempo é a informação mais básica, pois se refere a um conceito de fácil entendimento. Afinal de contas, não é difícil perceber se uma ação está no presente (eu estudo), no passado (eu estudei) ou no futuro ( eu estudarei). O único detalhe aqui é que a gramática  chama o passado de pretérito, que significa a mesma coisa.
   Em segundo lugar, temos o aspecto verbal: imperfeito, perfeito ou mais que perfeito. A “perfeição”, no caso, diz respeito à conclusão da ação descrita pelo verbo. Se essa ação foi terminada, concluída, ela é perfeita ( eu almocei, nós fizemos algo, ela cantou). Caso o fato tenha sido interrompido ou descontinuado, temos uma ação imperfeita ( eu almoçava, fazíamos, cantava ). Já o aspecto mais-que-perfeito se refere a uma ação concluída antes de outra, ou seja, quando algo já estava terminado. (você me ligou), outro fato já havia terminado antes ( eu já havia saído/saíra ).
   Agora já é possível juntas essas duas afirmações em alguns exemplos: ao dizer que você COMEU um chocolate, dá a ideia de que o ato de comer foi concluído no passado (pretérito perfeito). Por outro lado, se diz que COMIA chocolate, podemos deduzir que não faz mais isso, que o  hábito foi interrompido . É o pretérito imperfeito.
   Finalmente, temos os modos verbais, que são três no português: INDICATIVO, SUBJUNTIVO e  IMPERATIVO. O primeiro é usado para indicar realidade, certeza, como nos exemplos: eu trabalho, nós  fomos,  eles viajarão. Já o Subjuntivo é o modo da dúvida, da incerteza, das hipóteses: se eu pudesse, quando eu tiver algo, que eu possa. O imperativo é usado para dar ordens e fazer pedidos: abra a porta, não faça barulho.
   “Na prática, é só aplicar todos esses conceitos. Por exemplo, na frase “Espero que não chova”, temos dois verbos: o primeiro ESPERO, indica um fato no presente, (é o presente do indicativo), e  o segundo, CHOVA, é um desejo ( presente do subjuntivo). Em outra oração: “ Quando eu puder, comprarei o presente”, temos uma possibilidade futura, PUDER (futuro do subjuntivo) e uma certeza. COMPRAREI (futuro do presente do indicativo).
   Sentiu falta do aspecto nos exemplos acima? É que a noção de de ação concluída ou interrompida só pode ser aplicada ao passado. Então, só o pretérito pode ser perfeito ou imperfeito, como em “Enquanto eu ESTUDAVA (pretérito imperfeito do indicativo), o telefone TOCOU ( pretérito perfeito do indicativo)”.
   Vamos voltar a falar de verbos  em breve. Enquanto isso, mande suas dúvidas para nosso e-mail . Até a próxima terça! ( FLAVIANO LOPES – PROFESSOR DE PORTUGUÊS E ESPANHOL. Encaminhe suas dúvidas ou sugestões para bemdito14@gmail.com página 5, FOLHA 2, espaço BEM DITO, terça-feira, 29 de setembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares