terça-feira, 1 de setembro de 2015

CRIANÇAS DE 5 ANOS FRUSTRADAS?




   Esperar completar 6 anos de idade para iniciar o primeiro ano do Ensino Fundamental  frustra crianças e seus pais?
   Os 7 anos foram, secularmente, a idade da criança iniciar a 1ª série primária – hoje, Ensino Fundamental 1.
   Essa idade – chamada também,  de idade da razão, -  mostrou-se , universalmente,  momento adequado -  quanto aos aspectos cognitivo,  social e emocional -  para a criança ser introduzida no mundo acadêmico.
   Em 2007,  o Brasil -  para se adequar aos padrões internacionais -  adicionou ao Ensino Fundamental mais um ano escolar. Sem o “Fundamental de 9 anos” os brasileiros não eram aceitos para continuar seus estudos no exterior.
   Esse acréscimo de um ano tem a finalidade de iniciar todas as crianças na escola aos 6 anos,  de forma mais gradual,  sem exigências tão acadêmicas -  é o chamado cour préparatoire  francês,  pois a “idade da “  não mudou -  nenhuma criança consegue ir além de sua maturidade pelo simples fato de iniciar-se mais cedo na escola.
   Para criar uma norma quanto à idade de introdução das crianças aos 6 anos no Fundamental, o Brasil -  país que  inicia o ano letivo próximo ao ano gregoriano -  estabeleceu 30 de março como limite,  para a criança iniciante completar os seis anos de idade. Esta é a chamada “idade do corte”,  As outras,   pelas leis nacionais,  iniciarão o 1º ano no ano seguinte,  e devem ser inseridas na Educação Infantil,  até lá.
   A “idade de corte” é utilizada internacionalmente -  para crianças que não sejam “superdotadas”. Dessa forma,  tem-se  em cada turma,  alunos com um ano de diferença de idade entre o mais novo ( aquele que completa os 6 anos em 31 de março do ano vigente ) e o mais velho (que completa 7 anos  em 1
 º de abril do ano vigente”.
   Escolas do Estado do Paraná -  e de alguns outros estados -  vêm contrariando a norma naciona, l desde 2009,  através de liminar da Justiça comum,  em nome da “frustração”  das crianças de 5 anos de idade e de seus pais,  se não entrarem no 1º ano,  impedindo que uma prática nacional,  e internacional se estabeleça no Brasil.
     Nesses  anos de mudança da lei,  a frustração que constatei em crianças que entram no 1º ano com 5 anos,  e em seus pais,  teve o motivo inverso: crianças que não tinham nenhum problema de aprendizagem no início do Ensino Fundamental,  passaram a ter dificuldades para aprender a ler, a escrever, na matemática,  na realização das tarefas em casa,  no tempo de atenção e no comportamento.
   Essas dificuldades permaneceram, em muitas delas,  no 2º,  no 3º,   no 4º,   no 5º  anos, aumentando muito o  índice de crianças com “distúrbios”  de aprendizagem.
   Quando lhes  foi permitido conviver  com a turma de sua idade,   os “distúrbios” de aprendizagem evaporaram.
   A idade padronizada facilitaria o ensino, evitaria problemas de imaturidade nas crianças e problemas de adaptação escolar por transferência de uma escola para outra -  na mesma cidade, no mesmo estado, em diferentes estados do país.
   Com tantos problemas importantes sobre qualidade de ensino que nós,  educadores  de escolas públicas e privadas -  temos para transpor, porque vamos criar mais esse? ( LUIZA LEONOR CAVAZOTTI E SILVA , fundadora do Instituto de Educação Infantil e Juvenil em Londrina,  página 2, ESPAÇO ABERTO, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, terça-feira, 1 de setembro de 2015).  

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Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
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Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

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