sábado, 12 de setembro de 2015

491 PALAVRAS PARA DOBRA



   No dia 6, aqui nesse espaço, o professor da UEL Frederico Fernandes publicou um artigo ( 500 palavras para o Londrix) afirmando a vocação da cidade para sediar eventos culturais. Frederico rememorou a história dos antigos festivais gregos e enfatizou a importância ou o potencial econômico desses eventos para a Londrina de hoje.
   No dia seguinte no feriado de 7 de setembro, fui coma família a um desses eventos culturais lá no Museu Histórico.  Era uma feira de arte impressa batizada Dobra, que fez parte da programação do "III Ciclografias: imagina se pega no olho!”. Um evento organizado  pelo Grafatório, com o patrocínio do Promic.
   A minha filha Marina, 11 anos, saiu da Feira feliz com um poema que ela escolheu de um varal improvisado pelo escritor Felipe Pauluk – “ a palavra diz/ a escrita fala / o silêncio grita / o berro cala “. Patrícia Zanin, minha cúmplice, foi presenteada com uma gravura e mais um livreto artesanal, criação de umas moças que vieram de Curitiba e de Brusque. Eu saí da Feira com as mãos abanando, com o coração leve e a cabeça a mil.
   O que vi ali era um reunião de produtores independentes, herdeiros diretos ou indiretos da cultura punk, praticante do do it yoursekf .Não foi à toa que num dos debates programados para esse dia estavam Rogério Ivano,  zineiro anarco-punk, aqui em Londrina, nos anos 80, e Fábio Zimbres, um dos fundadores da revista Animal , onde resenhava zines de todo o país.
   Os produtores independentes, ou índies, como são chamados agora, criam, produzem e comercializam suas invenções, livros, revistas, gravuras, fotos e outros artefatos de papel impressos com paixão e arte. Havia 30 expositores na Dobra e muitos deles vieram de longe. Eles bancaram a viagem na esperança de que as vendas por aqui financiassem o retorno para a  casa.  Mas isso não parecia ser o mais importante.
   O essencial ali entre eles era a troca, o espanto, a conversa. Troca de experiências, conhecimento técnico e, é claro, de obras.  Flagrei o vai e vem de envelopes, revistas, livros, acompanhados por um sorriso e um valeu sincero. Havia entre os expositores uma curiosidade e abertura para o trabalho do outro. O visitante percebia esse clima, e também entrava no jogo aumentando a onda de curiosidade sobre objetos de papéis animados por uma ideia ou sentido. Algo bonito de se ver. O encontro, a vontade de saber o quê e como o outro cria.
   Penso que o jogo era esse. Mais próximo da inquietação do artista frente a algo diferente, do que com o cálculo do empresário avaliando o valor de uma mercadoria. Aliás, tenho dúvidas se esses operários da empresa “ As Própria Custas S/A movimentaram a economia da cidade. Mas vale lembrar as palavras do poeta: “O lucro da poesia, quando verdadeira, é o surgimento de novos objetos no mundo. Objetos que signifiquem a capacidade da gente de produzir mundos novos. Uma capacidade  in-útil.  Além  da  utilidade”. ( TONY HARA , é o autor do livro Oitenta Vezes Londrina, página’, espaço ponto de vista, sexta-feira, 11 de setembro de 2015, publicação do JORNAL DE LONDRINA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares