domingo, 13 de setembro de 2015

QUANDO AS MULHERES VOAM




  Viajei de Campinas a Londrina num avião pilotado por uma mulher. Nunca havia viajado com  uma comandante. Na decolagem, a voz feminina falando da previsão de chegada e das condições do tempo me deu a sensação de segurança. Não só da minha em função daquela voz quase maternal, mas da segurança dela, muito calma naquele céu azul. 
   Acredito que um dos prazeres dos pilotos seja estar em contato com o céu, ter como local de trabalho o espaço, dividindo a mente entre os equipamentos da cabine e a liberdade de voar com asas metálicas. 
   Vim para Londrina falar sobre a escritora mineira Maura Lopes Cançado na programação  do Festival Literário Londrix. Achei tremenda coincidência uma mulher pilotar o avião, porque Maura na juventude, ali pelos 14, 15 anos, quis tirar brevê e chegou a ganhar da mãe um avião Paulistinha. Ela era arrojada, as mulheres que pilotam aeronaves são arrojadas e achei essa coincidência na minha viagem uma espécie um recado da escritora, como se dissesse: “Vamos  voar, Célia”. E voei mesmo, sobretudo no pensamento.
    Num passado não muito remoto, algumas brasileiras aventuraram-se pelos ares pela primeira vez. Uma delas foi a paulista Joana Castilho D’Alessandro que, no início da década de 1940, tirou brevê aos 14 anos, quando realizou o primeiro voo solo, aos 15 ganhou um campeonato de acrobacias e foi parar no Guiness Book, Ela recebeu o brevê do então presidente Getúlio Vargas, pura demagogia, o governo jamais lhe ajudou nas despesas do curso que foi pago pelo pai. A aviadora transformou-se num fenômenos da mídia, seu nome transformou-se  em marca de refrigerante: o Guaraná Joaninha. Na época, Assis Chateubriand, dono dos Diários Associados, encarregou-se de farta publicidade em torno do seu nome. Não era para menos, uma mulher aviadora nos anos 40 chamava muito a atenção, chamam até hoje. Antes de Joana, duas outras mulheres já haviam feito história na aviação brasileira: Thereza de Marzo e Anézia Pinheiro Machado começaram a voar nos anos 20 e há uma dúvida histórica sobre quem tirou primeiro o brevê. Thereza acabou se casando com seu instrutor de voo, o alemão Fritz Roesler que depois lhe cortou as asinhas: achava demais ter dois pilotos na família. Os tempos eram de machismo explícito.
   Anézia Pinheiro Machado realizou a façanha de fazer voos mais longos, primeiro de São Paulo ao Rio de Janeiro e depois cruzou as Américas, tendo voado de Nova York ao Rio num monomotor. Sinceramente? Tenho um calafrio só de pensar nas condições do avião e dos equipamentos da época, bem mais precários que hoje.
   No meu voo de Campinas  Londrina, para trazer a obra de Maura Lopes Cançado ao festival, pensei em fragmentos dessas histórias. Como Maura também foi aviadora e inspirou uma personagem do romance “Bela Para Voar”, de Pedro Rogério Moreira, foi impossível não ligar as coincidências de termos embarcado num avião pilotado por uma mulher. Digo “termos embarcado”, assim no plural, porque tenho a impresso de que voei com Maura, se não numa aeronave, em sua literatura. Foram mais de três anos viajando em seus livros, debruçada sobre minúcias, detalhes, hábitos, contradições, denúncias sobre o sistema manicomial , fantasia sobre seus amores. E a aventura ainda não terminou. 
   Conhecer uma autora tão intimamente é um voo. Agora, sempre que podemos, viajamos pelo Brasil pra contar sua história. Para mim, isso é mais importante do que contar que estive em Londres, Paris ou Bruxelas. Há voos que são únicos, podem ser muito duradouros e, às vezes, nunca mais se repetem. ( celiamusilli@terra.com.br  página 4, FOLHA 2 , espaço CÉLIA MUSILLI, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, domingo, 13 de setembro de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares