sábado, 5 de setembro de 2015

A PALAVRA DE DEUS , OITO PASSOS


   O mês de Setembro é dedicado à Palavra de Deus. Já fizemos grandes progressos em relação à Palavra, mas, o analfabetismo bíblico é grande entre nós. Tudo foi escrito para que tenhamos esperança e consolação. É preciso, pois pegar o livro,  comê-lo, ruminá-lo. Lembremos o que dizia Paulo Apóstolo:  “Eu sofro e faço tudo pelo Evangelho, por isso estou numa cadeia como um malfeitor”. Lembrava, porém, que a Palavra de Deus não se deixa acorrentar. Nossa experiência com a Palavra de Deus tem oito passos. Antes de sermos anunciadores, ouvir, compreender, internalizar e praticar a palavra. Para que se respeite essa “lógica de experiência” com as Sagradas Escrituras vejamos os oito passos a serem percorridos e vividos.

Primeiro passo: “ouvintes da Palavra”. Ouvir com o coração. Para ouvir é preciso silenciar, dar tempo, acolher a Deus que fala e se comunica na Palavra. Ouvir não é apenas dar ouvidos, mas, deixar a palavra ressoar, ecoar, transpassar o coração.

Segundo passo: “amigos da palavra”. Deus fala conosco como os amigos. A Bíblia é uma carta de amor, de amizade, de aliança. Para os amigos,  dedicamos tempo e fazemos de tudo para manter a amizade. Quem é amigo da Palavra irá frequentá-la sempre e vibrar de alegria, por este encontro de amizade.

Terceiro passo:  familiares da Palavra”. Ter familiaridade com as escrituras consiste em tê-las nas mãos, no coração e na missão. A Palavra nos regenera, recria, refaz. Quanto mais lemos, meditamos, estudamos, tanto mais nos familiarizamos com a Bíblia. Somos consorte da Palavra.

Quarto Passo: “praticantes da palavra”. Nossos gestos e ações falam mais que nossas pregações. Jesus chama de feliz quem ouve a Palavra e a pratica. Ainda mais, pôr em prática o que ouvimos e pregamos equivale a construir nossa casa sobre a rocha. Não podemos ter um discurso espiritual e uma vida carnal.

Quinto Passo: “discípulos da Palavra”. Neste estágio a Palavra se faz carne em nós. Ele está sempre no princípio de tudo. No princípio do dia, no princípio das reuniões, da catequese, da celebração dos sacramentos. Assim, acontece a animação bíblica de toda a vida e pastoral da Igreja.

Sexto Passo: “servidores da palavra”. Não devemos ser donos, patrões, senhores, dominadores da Palavra. Muito menos falsificadores, demagogos, tagarelas. É um verdadeiro “mundanismo espiritual”  servir-se da Palavra para nossos interesses próprios. Nada devemos tirar ou acrescentar às Sagradas Escrituras. Não se pode manipular o povo com a Bíblia.

Sétimo Passo: “mártires da Palavra”.  Sofrer e morrer pela Palavra é um ato de fé e amor. Estevão, João Batista, Tiago, Pedro, enfim, todos os apóstolos foram mártires da Palavra. Assim também aconteceu com os missionários, os santos, religiosos, religiosas,  leigos e leigas. Ser mártir, morrer  pela Palavra significa internalizar e testemunhar e sofrer pela Palavra.  Na boca ela é doce, mas se torna amarga no coração, isto é, a Palavra é exigente, purificadora.


Oitavo Passo: “ consagrados  à pregação da Palavra”. Jesus rezou: “ Que eles sejam consagrados pela verdade” (Jo 17. 19). A Palavra é a verdade.  Paulo  Apóstolo recomenda a Timóteo: Cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério” ( II Tm 4,5). Consagrados pela Palavra, consagramo-nos em anuncia-la. 

   Precisamos permanecer na Palavra, pois ela é inesgotável, não envelhece, não passa. ( DOM ORLANDO BRANDES, é arcebispo em Londrina. ( Página 2, ESPAÇO ABERTO, sábado, 5 de setembro de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares