sábado, 19 de setembro de 2015

O EXAME DE ORDEM




   É demagógica  e desprovida da mínima razoabilidade a defesa que alguns políticos querem fazer da extinção do Exame de Ordem, hoje exigido para a habilitação de advogados. Desnecessário historiar a existência do mesmo e as razões pelas quais ele foi instituído. Permanecem e até aumentaram as razões pelas quais é fundamental o Exame de Ordem para aferição da mínima capacidade de colocar em prática os ensinamentos obtidos nas faculdades cursadas. É sabido de todos que têm discernimento que não se exigir uma mínima aferição do conhecimento do bacharel em Direito que pretenda exercer a advocacia traria resultados catastróficos aos cidadãos que dele se recorressem. 
   Anote-se que o Brasil tem hoje mais faculdades de Direito do que o resto do mundo todo. Isso significa que há um “câncer” sendo gestado e suas consequências para os que dele forem vítimas serão nefastas. A solução para a questão dos muitos bacharéis em Direito que não conseguem se habilitar minimamente para o exercício da profissão é um preparo mais adequado nas faculdades que cursaram. 
   Uma análise muito mais criteriosa e com interesse único, na qualidade das escolas, é que deve ser aplicada pelas autoridades que permitem a abertura indiscriminada dessas faculdades cujo único escopo é auferir dinheiro para seus sócios.  Entre eles, diga-se, muitos políticos.
   É necessário que o povo do país seja informado de mais essa lastimável traquinagem que pretende levar a cabo, políticos inconsequentes e irresponsáveis. O Exame de \ordem, ao contrário do que  propaga a demagogia reinante, não é um exame que visa criar mercado cativo para os profissionais da advocacia. É sim um simples aferidor das mínimas condições de entendimento de modo a dar segurança a quem se socorre do advogado, de que o profissional tenha capacidade técnica para compreender e resolver a questão que lhe é posta. A eventual Extinção do Exame de Ordem causará muito mais mal à nação do que sua manutenção com as mínimas exigências como existe hoje. O que tem que ser feito é uma análise criteriosa e com interesse unicamente na formação  profissional dos estudantes de Direito. ( PAULO AFONSO MAGALHÃES NOLASCO, advogado e conselheiro da Subseção Londrina OAB, página 2, ESPAÇO ABERTO, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, quinta-feira, 17 de setembro de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares