segunda-feira, 28 de setembro de 2015

CRISE EXIGE DECISÕES. VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA ISSO?



   A forma como os governos enfrentam uma crise impõem que os cidadãos tracem estratégias pessoais para sofrerem menor impacto. Em um breve retrospecto, podemos ver que na crise dos EUA em 2007, na iminência de ver a economia encolher, o governo comprou dívidas das empresas, reduziu os juros, reduziu impostos  e distribuiu bônus para incentivar o consumo. Quando a crise chegou à Europa, os governos mais equilibrados cortaram gastos, reduziram importações e adotaram medidas de proteção social. Neste momento a crise era mundial, mas o Brasil, ao contrário, seguiu ampliando o consumo interno por meio de medidas que expandiam o crédito e o financimanto, além de ampliar o gasto público. A crise nem de perto atingiu o país.
   Na atualidade, colhem-se os resultados de uma política de gastos maior que a arrecadação. O governo apresenta uma série de medidas que têm como resultado ampliar os recursos nas mãos da União.  Muitas delas resultam em aumento dos custos de produção e elevam os preços. Desta forma o trabalhador é duplamente penalizado porque o aumento de preços reduz o poder de compra dos salários e, com isto, ocorre queda nas vendas aumentando o desemprego.
   O que fazer diante desse cenário? Como cuidar do que é seu? Neste momento duas regras de ouro emergem: Saber gastar é melhor que saber ganhar; e entendera a diferença entre gasto e investimento é fundamental.
   Assim, os gastos são entendidos como despesas do dia a dia, e que devem ser reestruturados , por exemplo: ir de caro sozinho para o trabalho, tomar cafezinho ou almoçar fora, passear no shopping são opções que devem ser pensadas com cuidado, pois aqui temos importantes fontes de poupança, isto é, de redução dos gastos.
   E quanto à outra parte?  O investimento pessoal? Este é entendido como atitudes que enriquecem seu desempenho pessoal e profissional. Dessa forma, preparar-se para um novo cenário que pode incluir outro emprego, outra empresa, outra área, outro setor e com novas oportunidades, é essencial. De fato, na saída da crise o mercado renova-se; a inovação em produtos, serviços e em especial, novas oportunidades de negócios, surgem diluídas, gerando mais oportunidades, à espera de pessoas para transformá-la em realidade.
   O momento é de investir em você preparando-se para este novo cenário de  oportunidades . Assim, cursar uma faculdade, aprofundar seus conhecimentos na área que atua, participar de palestras, seminários, workshops, são estratégias que permitirão dinamizar seu networking, além de ser uma forma criativa de  conseguir oxigênio para a sua vida profissional ampliando horizontes. Boa sorte e sucesso sempre! ( REGINA LÚCIA SANCES MALASSISE, docente de Economia em Londrina há 17 anos, doutora em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), coordenadora do curso de Ciências Econômicas da Unopar – página 2, espaço ponto de vista, domingo, 27 de setembro de 2015, publicação do JORNAL DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares