quinta-feira, 24 de setembro de 2015

EDUCAÇÃO SEXUAL NA FAMÍLA: AVANÇADA OU ESTAGNADA?




   Será que a Educação Sexual na família tem progredido em relação a décadas anteriores? Uma educadora fez-me essa pergunta e eu disse acreditar que vai demorar para atingirmos uma melhor significativa, tanto no sentido de as famílias cumprirem esse papel com qualidade, quanto no sentido de termos um número cada vez maior de família que assumem essa responsabilidade. Disse, ainda, que o avanço só acontecerá quando as escolas, também, trabalharem o tema, desde a Educação Infantil, com naturalidade, e os adolescentes  forem crescendo habituados a conversar sobre o sexo, de forma positiva. Assim, sendo, quando eles se tornarem pais e mães estarão melhor preparados. Enfim, mostrei-me descrente em relação ao progresso da Educação Sexual na família.
   Nestes dias, aconteceu um fato que me deixou entristecida e justifica minha descrença. Uma de minhas filhas encontrou uma pessoa conhecida que, ao vê-la grávida, comentou, aproximadamente, assim: “Meu filho (5 anos) vem pedindo um irmãozinho e me perguntou como faz para o nenê entrar na barriga da mãe. Respondi a ele que é Deus quem coloca e, quando a gente quer um bebê, tem que rezar pedindo. Ele correu para seu quarto e logo voltou dizendo: “Tá aí, mãe, na sua barriga?O bebê já está aí? Eu rezei!”. Mais triste fiquei, quando me dei conta de que esta mãe, que tem por volta de 32 anos, moderna e com nível superior, ganhou, de sua mãe, um  dos meus livros. (“Educação Sexual no dia a dia” 2013) que orienta como explicar para as crianças: como os bebês “entram” na barriga da mãe, como saem, etc. Ensino a falar de diferentes maneiras, gradualmente, conforme a idade da criança: de 3 a 4 anos, de 4 a 5 e acima de 5 nos, aproximadamente. Ensino a falar a verdade, de forma simples, clara e adequada para cada idade.
   Provavelmente, essa pessoa não leu o livro, porue nele discuto o quanto é falsa e enganosa a explicação de que é Deus quem torna a mulher grávida. É uma versão diferente, mas na mesma linha da “antiga explicação”: cegonha, avião, repolho...”  O que faz com que muitas mães ( e pais ) não busquem aprender como conversar com os filhos sobre sexualidade? Por que empurrar com a barriga” conversas que poderiam alimentar a relação de confiança que a criança tem com sua mãe/e ou pai?
   Recentemente, numa roda de conversas entre mães, minha filha também ouviu uma delas dizer que  respondeu ao filho que o bebê entrou pelo umbigo dela. Não falar a verdade é desrespeitar a criança em sua inteligência e em seu direito ao conhecimento; é trata-la como medíocre. É matar nela a abertura para novas perguntas e para o exercício de aprender a pensar. Trê são as explicações possíveis para essa omissão A primeira, que acredito ser a mais comum, deve-se ao fato de a mãe não ter tido uma Educação Sexual positiva, nem em casa, nem na escola, e, com isso, cresceu coma percepção de que sexo é um assunto do qual não se fala e desenvolveu bloqueios para abordar o tema. A segunda razão pode ser o desconhecimento da necessidade de se conversar com a criança sobre o nascimento e as questões a ele relacionadas, aliado ao fato de não saber como fazê-lo. A terceira pode estar relacionada a dificuldades pessoais e emocionais, da mãe ( ou do pai ), com relação à vivência de sua sexualidade, de tal forma que, falar sobre sexo com os filhos mobiliza desconforto pessoal ou angústia.
   Pai e mãe, educam sempre seus filhos, do ponto de vista sexual, mesmo que não se deem conta disto, pois, no relacionamento cotidiano do casal, na forma de lidar com situações do dia a dia e por meio de suas atitudes, transmitem valores e sua forma de encarar as questões ligadas à sexualidade. Não podemos cobrar nossos pais pelo silêncio. Já os pais e mães do século 21 não serão desculpados por falharem nesse papel, pois há muitos meios de aprender. É preciso conversar com os filhos e ensiná-los para que não busquem nos amigos e na internet as respostas para suas dúvidas. ( MARY NEIDE DAMICO FIGUEIRÓ, psicóloga, doutora em Educação e professora sênior da Universidade Estadual de Londrina, página 2, FOLHA OPINIÃO, opiniao@folhadelondrina.com.br quinta-feira. 24 de setembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares