domingo, 24 de maio de 2015

UM BRINDE Á BANALIDADE

    

   É duro ver espaços importantes tomados por tititi e conversas de salão.

 Fico perplexa com o volume  de banalidades divulgadas pela mídia, sobretudo nos sites. Há duas semanas, o nascimento da filha do príncipe William tomou conta das manchetes, mais que o nascimento, a escolha do nome da nova princesa valeu apostas, blefes, críticas e comemorações até o anúncio oficial de que ela se chamaria Charlotte Elizabeth Diana. Suponho que quem carrega um nome desses já nasce com um peso danado nos ombros, um rastro histórico que talvez justifique o alarde. Mas não demora muito, teremos aqui mesmo no Brasil  uma porção de meninas chamadas Charlotte Elizabeth Diana, já não bastassem as Kellys Jessicas  e as  Anitas Madonnas.
   Passada a onda real, lideraram os noticiários as presenças de Dilma e Lula no casamento do cardiologista Roberto Kalil Filho, em São Paulo. Mais do que os vestidos, chamou a atenção a relação cordial da dupla petista com as filhas de Eduardo Cunha e outros nomes pop-políticos presentes à cerimônia. Também mais do que os vestidos, chama minha atenção o botox de Dona Mariza, um exemplo de durabilidade que só empata com o do seu marido nas hostes do poder republicano. Na verdade, entre impérios e repúblicas – de qualquer sigla, brasão ou insígnia – os costumes mudam pouco. O rame-rame social ainda é um amendoim que as focas se esforçam para abocanhar para se manterem sob os holofotes.
   Lula e Dilma só perderam a vez para o casamento de Preta Gil, de véu, cauda e grinalda na Igreja Nossa Senhora do Carmo,  a mais fina do Rio. Lustres de cristal baccarat  e milhares de flores não foram suficientes para disfarçar a cara contrariada da noiva que sempre parece insatisfeita. A impressão é que Preta Gil é um projeto que nunca deu certo.
   Mas de toco nestas manchetes com  o mesmo vigor e aplicação que vi nos sites e redes sociais é para criar um “arremedo cultural da banalidade”. Faz tempo que ando de olho na freqüência com que a futilidade toma de assalto os veículos que se julgam sérios e escorregam na primeira casca de banana atirada no chão da superficialidade. Nada tenho contra essas noticias, que circulem à vontade nas colunas sociais, elas foram feitas para isso mesmo. O duro é ver espaços denominados “culturais” tomados por tititis e conversas de salão.
   Teatro, cinema, música e literatura têm cada vez menos espaço. Bailarinos que passam  de 8 a 12 horas ensaiando concorrem com os vestidos de fenda da Sabrina Sato e quase sempre perdem. Da mesma forma, autores com carreiras sólidas ganham entrevistas de quatro perguntas em dias de sorte, enquanto Bruna Marquezine leva o destaque par mostrar como se dança num cabaré em Nova York.
   Comecei a duvidar da inteligência e da sensibilidade dos meus contemporâneos  desde que os jornais passaram a imitar a internet com notinhas, penduricalhos e piadas no lugar de matérias de reflexão, opinião e conteúdo. A derrocada da mídia tradicional, que esta semana anunciou que vai divulgar notícias diretamente no Facebook, é fruto da casca de banana que ela própria atirou aos seus pés, ao abdicar do seu status de formatura de opinião fiel ao seu próprio meio.
   Da minha parte, olho de viés para toda essa novidade, ansiando ainda por boas entrevistas, resenhas críticas, artigos de opinião. Ainda não abdiquei do pensamento . Mas tiro minha casquinha da banalidade trazendo os leitores até o fim da coluna para reafirmar que a princesinha se chama Charlotte, Dilma e Lula foram a uma festa de gala e Preta Gil se casou. No fim das contas, lamento informar que tudo isso não tem a menor importância, trata-se apenas de um desvio do jornalismo que não tem quase nada mais de elegante. ( Texto escrito por CÉLIA MUSILLI  celiamusilli@terra.com.br  página 4. Espaço CÉLIA MUSILLI
caderno FOLHA 2 , publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, domingo, 24 de maio de 2015).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares