sexta-feira, 29 de maio de 2015

A TAL MEIA-IDADE



   Muito se fala na tal da crise da meia-idade, que acomete tantos os homens como as mulheres, os deixando meio atordoados e que traz muita desesperança com a vida como se ela tivesse chegado a um ponto final e mais nada interessante pudesse correr. Afinal, essa crise existe? E o que ela é e como se dá? Quando uma pessoa atinge a década dos 40 começa a perceber variadas mudanças em sua vida. A juventude, que propicia um  maravilhoso vigor físico e muita ousadia, vai se acabando e nos tornando mais realistas e menos ingênuos. O corpo já não é mais o mesmo e dores e males antes inexistentes aparecem nos avisando que o tempo passa. Essas mudanças, que nos trazem limitações físicas, nos assustam porque jogam em nossas caras que temos prazo de validade e que, ao contrário do que acreditávamos quando jovens, não temos todo o tempo do mundo e nem tudo podemos.
   Tornar-se consciente dessas mudanças e limitações causa algo em nós. Mexe com o que conhecíamos e impõe que mudemos internamente, ou seja, nos demanda um trabalho interno para construirmos novos valores e formas de vir a ser. Muitas pessoas, tão apegadas ao que foram e com medo do que podem ser, negam as mudanças que se apresentam e tentam viver como antes, como se o tempo não passasse e pudesse ser controlado com atitudes que nos levariam à vida interior. Tentam, forçosamente, parecerem adolescentes através da fala, das atitudes, das vestimentas e da visão de mundo.
   Ao mesmo tempo que a passagem do tempo nos tira a força física e impõe limites, temos a maravilhosa oportunidade de criarmos uma nova mente, que permita enxergar a vida com novos olhos. Com as experiências de vida podemos perceber que não há só perdas em ganhar idade, mas ganhos que se encontram na dimensão subjetiva. Sair, então, da crise da meia-idade é  poder fazer uso dos ganhos internos que a vida nos proporciona e criar uma vida nova, mas agora não mais baseadas nos arroubos e ilusões juvenis, mas na sabedoria que o tempo nos presenteia. ( Texto escrito por SYLVIO DO AMARAL SCHREINER , psicoterapeuta em Londrina,
página 2, ESPAÇO ABERTO, publicação do jornal
FOLHA DE LONDRINA, sexta-feira. 29 de maio de 2015).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares