sábado, 9 de maio de 2015

MÃE; EDUCANDO NA SUSTENTABILIDADE



   O primeiro fundamento da sociedade civilizada é a família, entendida como grupo com laços de sangue, de afeto, e até de estreitas afinidades culturais. Esses grupos estruturam-se desde o princípio em torno de figuras femininas, que lhes deram estabilidade e sentido de pertencimento; o filhote humano precisa ser protegido e alimentado por tempo maior que os de outras espécies, demandando maior atenção da mãe. Enquanto os homens da tribo dedicavam-se à caça  e coleta de alimentos, as mulheres iniciavam os rudimentos da agricultura que, por fim, permitiu a permanência de todos por mais tempo em área controladas, e a acumulação de grãos que garantia a sobrevivência em períodos difíceis.
   Os laços maternos – ao lado dos paternos – estabelecem o primeiro ambiente de  socialização, o modelo comportamental que de forma geral permanecerá ao longo da vida, ao fixar  modos de proteção e bem estar. A família é o primeiro sistema que transmite à criança significados, crenças, valores, reflexos da sua inserção social no meio em que é constituída; ao lado das primeiras palavras, legando também conceitos éticos, visão do mundo e uma forma de convivência, que definirão o indivíduo adulto.
   Vem dos vínculos familiares, portanto, a mais forte influência  para o comportamento do jovem, considerando que as relações afetivas do primeiro grupo definirão a mediação entre os seres humanos em formação e a cultura estabelecida antes deles.
   O núcleo básico costuma ser pai e mãe, mas outras configurações também podem desempenhar o mesmo papel, estabelecendo a dinâmica das relações cognitivas, afetivas e sociais do grupo mais amplo a que pertence uma criança. Um dos melhores exemplos é constituída pela escola, onde novos personagens passam a exercer influência, em particular as primeiras professoras – sim, o mais comum ainda é que sejam mulheres – que propicia à formação outros repertórios comportamentais, com a inserção da criança num universo de ações  e resoluções de problemas que integram a experiência coletiva, e não apenas a individual, organizando, interferindo  e estruturando as mais variadas formas de subjetivação  e interação social, entre elas a forma de relacionar-se com outros seres humanos e com o próprio planeta.
   Por meio dos intercâmbios familiares se concretizam as transformações na sociedade, a qual, por sua vez, influenciará as relações familiares futuras, caracterizando-se por um processo de influências bidirecionais, entre as interligações caseiras e os diferentes ambientes que compõem   o ambiente externo.
   Assim, todas as instituições educacionais, nos vários níveis, constituirão fator preponderante para  aperfeiçoamento pessoal, sendo preferível que incluam a percepção da sustentabilidade em seus diferentes aspectos : social, cultural, econômico ou ambiental. Tais vivências, quando compartilhadas por família e escola, participam ativamente na disseminação do conhecimento em todas as formas cotidianas de interação, refletindo-se na comunidade, alterando-a para melhor, ou pior, na dependência deste desenvolvimento de funções não apenas educativas. Mas também sociais e políticas, formando o cidadão.
   Apesar de permeadas por conflitos, por diferenças, dentro destes espaços materiais, comunitários e psicológicos se constituem os indivíduos, cada um com suas peculiaridades, como  um microssistema, capacitando o jovem para as  demandas  do mundo globalizado, de mudanças rápidas e desafios interpessoais. Apenas o trabalho conjunto poderá melhorar e transformar  o sistema educacional numa possibilidade concreta de inserção do Brasil entre as nações capazes de oferecer melhores condições de vida a seu povo.
   Mãe e professora são aspectos de uma mesma necessidade instrutiva. Mas é a mãe a primeira a efetivamente educar, no que esta palavra tem de mais complexo e amplo, e muito daquilo que entenderemos por sustentabilidade ao longo da vida será definido por suas atitudes. ( Texto escrito por WANDA CAMARGO, educadora e assessora da presidência do Complexo de Ensino Superior do Brasil (UniBrasil) em Curitiba, extraído do ESPAÇO ABERTO página 2, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, sábado, 9 de maio de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares