domingo, 10 de maio de 2015

ORAÇÃO PARA ENTERRAR O CÃO



   Apareceu, em questão de dias, um baita tumor na coxa traseira do Bravo. Foi tão grande e tão rápido que logo pensamos o pior; afinal, seu pai Pingo teve câncer na garganta.
   Veterinária  veio, olhou e não fez boa cara. Chamou outra, que chegou com um aparelho portátil, coisa tecnológica que mostrou o tumor grande como um abacate graúdo. Mas se era maligno ou benigno, só um oncologista poderia dizer, e ela transmitiu o exame por internet para ele, que só podia examinar no dia seguinte
   Enquanto  isso, peguei a pá e fui para o fundo da chácara, onde já repousam no nosso Cemitério para Cães , a Maga, o Pingo e a Leta. Pinheiro está crescendo sobre a cova da Leta. E alamanda cresceu sobre a do Pingo, logo vai florir. Ao lado, cavei cova para o Bravo.
   Mais comprida, mais larga, porque ele é maiorzão e o primeiro a nascer numa ninhada de dez. Desde filhote, encara sério, é nobre, nunca pede, apenas espera por um carinho. Não avança na comida, fica me olhando como se agradecendo. E tem audição tão fina que já late quando o carteiro ainda está levando a mão  campainha, sei disso porque vi/ouvi um dia quando chegava em casa.
   Quis fazer logo a cova para quando, confirmado o diagnóstico, a veterinária lhe der a injeção final. Não quero que ele sofra. Nosso grandalhão não merece se apequenar com dores.
   Mas eis que o diagnóstico dá tumor benigno! E, embora o tumor seja tão grande que não  dá nem para extirpar,  pois faltaria pele para saturar, ele continua a viver  normalmente, latindo para o carteiro, cochilando aqui atrás de mim enquanto escrevo, sem qualquer sinal de dor. Para ele escrevi esta oração:
Vai fundo, companheiro
vira micróbio e bactéria
vira raiz e flor
Te integra ao quintal                
onde caçaste pardal
fizeste tanto cocô
Vira, velho cão, um gás
capaz de nos dar mais
canina serenidade
E quisera ser enterrado
a teu lado como tanto
viveste tu a meu lado

Adeus, ou seja, até sempre
correndo pela memória
brincando com tua bola
me olhando como quem olha
no momento de ternura
toda nossa história. (
Texto escrito por DOMINGOS PELLEGRINI, página 21, espaço DOMINGOS PELLEGRINI  d.pellegrini@jornaldelondrina.com.br  publicação do JORNAL DE LONDRINA,  domingo, 10 de maio de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares