domingo, 3 de maio de 2015

DO QUE NÃO SE SABE



Em dias insanos, recomenda-se abaixar o volume do orgulho e viver como os passarinhos.

   Outro dia ouvi um geólogo explicando que a ciência pouco sabe da Terra, com toda pesquisa o conhecimento não ultrapassa a superfície, é como entender o que acontece na casca de uma laranja ou, no máximo, naquela parte branca, sem adentrar os gomos. Repetiu que Terra é feita de placas encaixadas como os cascos da tartaruga e quando as placas se movem acontecem os terremotos como este do Nepal no qual penso sempre que acordo, acendendo velas mentalmente para seus quatro mil mortos.
   Ele também falou da erupção dos vulcões, lembrando o caso do Cabulco, no Chile, cujo nome me lembra  “caduco”, palavra relacionada à falta de memória que nada tema ver com vulcões que expelem lavas, a cada vez que disseminam o pânico e espalham as cinzas. As “chaminés vulcânicas” liberam gases de enxofre, eles são tóxicos por natureza, algo assim como as pessoas mal humoradas ou que fazem julgamentos ácidos, têm ataques de raiva, incitam a violência sem ponderar se os alvos são mulheres, crianças ou professores. Pessoas assim sofrem de um destempero, de um desgoverno duro de se tratar e, a exemplo da Terra, nada sabemos além do seu magma abaixo da crosta. O que significa bem pouco.
   Outro dia também ouvi de uma amiga um relato impressionante, contou da tia psicótica que sofreu um surto há 30 anos e a família foi chamada depois que ela passou uma semana trancada em casa e os vizinhos sentiram sua falta. Os pais a encontraram sentada desenhando mapas, julgava-se a comandante de um navio e seus tripulantes eram galinhas mortas que ela havia amarrado em volta da mesa. Transformou-se assim, num capitão, até os parentes interromperem sua viagem sem poder fazer nada pela tripulação. Que cena!
   Entre as histórias de loucura, também soube da mãe que não reconhecer o filho recém-nascido, da mulher que pulou num rio incorporando Ofélia – a mítica personagem de Shakespeare – do homem que mantinha acesa todas as lâmpadas da casa  achando que era o “acendedor do Sol”, embora não andasse além do raio de um quarteirão em seus dias sem luz, consumido por um sentimento cada vez maior de abandono, até morrer aos 89 anos.
  Então, fiquei pensando que nada sabemos sobre esferas importantes da vida. Nada sabemos sob a bola terrestre sob nossos pés, nem acerca da bola que mantemos sobre nosso pescoço. O que mais temos é vaidade e certezas que “rondam” quando a grande tartaruga se move desencaixando as placas ou nossos processos mentais nos  embarcam na ilusão de  capitanearmos navios dos quais não temos o menor controle. Ignoramos as profundezas da Terra e da própria cabeça, vivemos entre as bola sem compreender suas curvas. Recomenda-se abaixar o volume do orgulho e viver como os passarinhos. Isso é sábio, o resto são esferas insondáveis, das quais não conhecemos o fundo. ( Texto de CÉLIA MUSILLI, celiamusilli@terra.com.br  página 2 do caderno FOLHA 2, espaço CÉLIA MUSILLI,  publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, domingo, 3 de maio de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares