sexta-feira, 22 de maio de 2015

AS TRÊS VIRTUDES IDEOLÓGICAS



   Nós temos presenciados nesses dias, três (3) deslocamentos significativos de refugiados pelo mundo em busca de um lugar seguro para viver, para trabalhar, para se alimentar e para se livrar de perseguições étnicas, a saber: haitianos e dominicanos para o Brasil, líbios, ganeses, sudaneses e somalis para a Itália, minorias étnicas de Mianmar para a Indonésia, para a Malásia e para Cingapura.
   Com exceção daqueles que alcançam o Brasil por terra, os africanos e os asiáticos se lançam ao mar em embarcações precárias, capitaneadas por traficantes de pessoas, cujo destino muitas vezes é permanecer à deriva ou naufragar.
   Segundo o consagrado biólogo evolucionista  Jared Kiamond, “boa parte da história humana é constituída de conflitos desiguais entre os que têm e os que não têm; entre os povos que dominavam a agricultura e aqueles que não dominavam; ou entre aqueles que adquiriram esse domínio em diferentes momentos”.
   Acontece que, em pleno século 21, revela-se inconcebível que nações desenvolvidas, nações emergentes e e nações em desenvolvimento se recusem a receber refugiados, perseguidos, velhos, mulheres e crianças em estado de miserabilidade, com a simples justificativa de que não possuem  infraestrutura  adequada para acomodá-los.
   Cabe aqui a recordação das três virtudes ideológicas: esperança, fé e caridade. A esperança é o sentimento ancorado no coração dos homens que permite à humanidade suportar suas misérias, seus sofrimentos e seus fracassos. A fé é uma força que se manifesta no coração do homem e o leva a dar, sem falhas, toda a sua energia e mesmo sua vida para perseguir o ideal engendrado pela esperança. A caridade é o sentimento que nos conduz a levar alívio e consolação aos nossos semelhantes miseráveis e infelizes. A caridade é a beleza da alma que permite adoçar a vida tão dura e tão dolorosa de tantos seres viventes.
   Em arremate, vejamos,os ensinamentos de São Paulo: apóstolo na primeira epístola aos coríntios: (13, 1-3): “Quando tiver o dom da profecia e conhecer todos os mistérios e toda a ciência; quando tiver a plenitude da fé, uma fé a transpor as montanhas, se não tiver caridade, nada serei...”. ( Texto escrito por RICARDO LAFFRANCHI,  advogado , página 2. Espaço  ponto de vista, publicação do JORNAL DE LONDRINA, sexta-feira, 22 de maio de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares