sexta-feira, 8 de maio de 2015

O DESRESPEITO AOS EDUCADORES DO PARANÁ


   O descaso com a educação e a falta de respeito com os professores ficam bastante  evidentes em momentos de greve e de episódios fatídicos como o massacre aos servidores ocorrido no último dia 29 de abri, em Curitiba. No entanto, a situação dramática em que se encontra a educação paranaense é  sentida diariamente por educadores e alunos. Faltam recursos, a estrutura das escolas é precária, os salários são baixos salários etc. 
   O projeto de lei 252 (PL 252/2015) – aprovado na Assembleia  Legislativa  do Paraná no último dia 29 de abril, altera a dinâmica do Fundo Previdenciário . Para aclarar o funcionamento do referido fundo, é preciso tecer algumas considerações sobre suas diferenças em relação ao modelo previdenciário nacional.
   O sistema de aposentadoria praticado pelo INSS tem sua base calcada na solidariedade inter-geracional , ou seja, os trabalhadores de hoje contribuem com parte de seu salário para que seja pago o benefício da aposentadoria à geração que já trabalhou e que, agora encontra-se aposentada.
   No fundo previdenciário da Parnaprevidência a dinâmica é outra. Quem trabalha contribui com parte do seu salário para o fundo que irá lhe pagar o benefício quando se aposentar. É o próprio funcionário que pagará sua aposentadoria, obviamente com uma porcentagem de contrapartida desse valor depositada mensalmente pelo governo. Nesse sentido, os cerca de R$ 8,5 bilhões não pertencem ao governador, muito menos aos ilustres deputados. Ele pertence aos funcionários públicos, que par ele contribuem mensalmente. É um dinheiro que não pode, portanto, ser usado para cobrir o rombo nas contas públicas, causado pela má gestão do senhor governador.
   O projeto 252/2015 e, portanto, em sua essência ilegal e inconstitucional. E o governo do Estado sabe muito bem disso. Ao aprovar o PL 252, o governo irá sacar aproximadamente R$ 140 milhões mensalmente porque pagará a aposentadoria para 33 mil aposentados que não fazem parte desse fundo, que estavam recebendo o benefício pelo fundo financeiro.
   Em um primeiro momento, haverá um ”alívio” dos cofres públicos, entretanto, tal  medida é apenas um paliativo. Trocando em miúdos, o governador está hipotecando o fundo, e o futuro dos servidores ativos. Ao usar esse dinheiro para corrigir seus equívocos administrativos.
   Infelizmente, a questão da previdência é apenas uma das facetas da violência a qual os educadores são submetidos cotidianamente. Nós, professores, e a educação paranaense como um todo, necessitamos do apoio da população diariamente,  365 dias por ano. É preciso que a população abrace e se comprometa com a causa da educação pública para que tenhamos um país mais justo, menos corrupto e para que episódios, como os dos dias 30 de agosto de 1988 e de 20 de abril de 2015. Não ocorram mais. ( Texto escrito por SERGIO APARECIDO NABARRO, professor do Estado do Paraná, página 2, publicação do JORNAL DE LONDRINA, sexta-feira, 8 de maio de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares