quarta-feira, 29 de abril de 2015

MAIS DE 600 MIL BRASILEIROS TÊM AIDS




Ministério da Saúde alerta  que a população deve ficar atenta a cuidados para evitar a doença.
Brasília – A  AIDS é uma doença sexualmente transmissível causada pelo vírus da imunodeficiência humana, o HIV. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 600 mil pessoas têm a enfermidade. Ela ataca, principalmente, o sistema imunológico, que é responsável por defender o organismo de outras doenças. A AIDS pode ser transmitida pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno ou transfusão de sangue contaminado. Ela não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas. Entretanto, os sintomas iniciais como,  febre e diarréia constante, emagrecimento muito rápido, tosse crônica e suores noturno são geralmente parecidos.
   Para o coordenador-geral de assistência e tratamento de DST/Aids do Ministério da Saúde, Marcelo Freitas, a população deve ficar atenta a cuidados especiais para evitar a doença. “Sempre ter as medidas de prevenção. E a principal medida de proteção é o uso de preservativo, da camisinha. O uso da camisinha é o meio mais seguro hoje de se evitar a transmissão do HIV. Esse é o principal ponto. Segundo ponto, as pessoas devem fazer o teste para o HIV porque quando elas se testam, elas têm o diagnóstico. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhores são as condições de tratamento. Mais fácil é tratar, mais fácil é você conseguir que o tratamento funcione adequadamente, e evitar que se chegue então nas complicações da infecção pelo HIV”.
   Há algum tempo, o diagnóstico de AIDS era uma sentença de morte. Hoje em dia, é possível viver com a doença e ter qualidade de vida. Atualmente o Sistema Único de Saúde (SUS), oferece, de graça, 22 medicamentos para o tratamento da aids. Além dos remédios, os pacientes contam também com uma rede de assistência formada por Centros de Testagens e Aconselhamento, Serviços de Assistência Especializada e Unidades de Distribuição de Medicamentos.
PRESERVATIVO TAMBÉM É MELHOR FORMA DE EVITAR HERPES
Brasília – Outra doença transmitida por relações sexuais sem o uso do preservativo é a herpes. Causada por vírus, a enfermidade é transmitida por meio de relação sexual desprotegida com uma pessoa infectada. Em mulheres, durante o parto, o vírus pode ser transmitido para o bebê se a gestante apresentar lesões por herpes. Essa doença é caracterizada pelo surgimento de pequenas bolhas que se rompem formando feridas.
   A diretora adjunta o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, explica que existem dois tipos de herpes: o primeiro que surge na boca e o segundo que aparece na região genital. “Mas, devido ao sexo oral, tem a presença do herpes 1  na genitália e vice-versa. É uma infecção viral que fica recolhida no sistema da pessoa e quando ela tem qualquer tipo de traumatismo ou estresse volta a apresentar as bolhinhas, as feridas etc”.
   Apesar de não ter cura, a doença tem tratamento. Na presença de qualquer sinal ou sintoma  da herpes, é recomendado não furar as bolhas e nem aplicar pomadas no local sem orientação médica. A pessoa deve procurar um profissional de saúde para o diagnóstico correto e  indicação do tratamento adequado.(Reportagem Local). Reportagem exibida na página 2 caderno FOLHA CIDADES, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, quarta-feira, 29 de abril de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares