quinta-feira, 23 de abril de 2015

ESTUDANTES GANHAM PRÊMIO DE DESIGN




Curitiba – O projeto de um suporte móvel pra bicicletas  deu a dois acadêmicos de Design da Universidade Federal do Paraná ((UFPR) o prêmio  IF Student Design Award , considerado um dos mais importantes concursos da área. A classificação foi divulgada em meados de marco e, agora, Ana Carolina Lino Buissa, de 20 anos, e Carlos Alberto de Melo Júnior, de 21, buscam patrocínio para pegar o troféu no dia 27 de maio em Hamburgo, Alemanha. Eles estão no quarto e último ano do curso.
   O trabalho foi concluído em outubro do ano passado, na disciplina Projeto de Produto, com a orientação do professor Ken Fonseca. Batizado de “Razor” (navalha, em inglês), a ideia do suporte móvel para bicicletas é incentivar o transporte alternativo em grandes cidades durante a realização de eventos. Como não é fixo ao chão, o utilitário pode ser facilmente desmontado e transportado para diferentes locais, como praças e estacionamentos. Segundo o professor Ken Fonseca, a proposta surgiu a partir de uma solicitação do “Ciclovida” (projeto de extensão da UFPR que busca divulgar o uso de bikes). A necessidade era justamente encontrar soluções para estacionar a bicicleta em segurança em shows e feiras, por exemplo.
   O produto foi pensado para grandes cidades, que adotam cada vez mais o uso da bicicleta, e pode ser usado em praças e estacionamentos. O suporte ganhou o nome de Razor justamente porque lembra uma navalha. Cada equipamento acomoda cinco bikes. Os suportes pesam aproximadamente 50 quilos e como são dobráveis podem ser facilmente empilhados em uma caçamba de picape, facilitando a vida de promotores de eventos. As travas são feitas de alumínio (material resistente à chuva e ao sol)e a base que fica fixada provisoriamente no chão é fabricada em aço. A lateral das travas recebe uma camada de silicone para proteger a magrela de eventuais riscos em sua pintura. O Razor tem cerca de 1,60 metro de largura por 1 metro de altura.


   Carlos Alberto lembra que uma vaga de carro comporta dois suportes,  o que significa estacionamento para dez bicicletas. Ana Carolina comenta que os equipamentos podem ser fabricados em cores diferentes, podendo formar “ilhas” e, grandes estacionamentos, facilitando a identificação do lugar onde o ciclista deixou o seu veículo. Atualmente, a Agência de Inovação da UFPR está trabalhando par patentear o produto.
   É a primeira vez que os acadêmicos da UFPR ganham o IF Sudent Design Awar, mas  egressos da instituição já conquistaram o prêmio, explica o professor Ken Fonseca. O IF Design tem  sede em Hannover, na  Alemanha, e seleciona anualmente os  cem conceitos mais inteligentes e inovadores do design. Estudantes e formados há menos de dois anos podem se inscrever. A concorrência é bastante alta. Nessa última edição, foram quase 14 mil inscrições.
   “È um diferencial incrível ingressar no mercado de trabalho”, disse Ana Carolina. “É um prêmio muito conceituado no mundo inteiro, o reconhecimento é muito grande. Isso valoriza a carreira profissional no design”, completa Carlos Alberto. Ken Fonseca também comemora: “Para nós, o reconhecimento dos alunos significa o reconhecimento da qualidade do ensino da UFPR e de Departamento de Design”. O professor explica que o trabalha premiado cumpre a finalidade acadêmica do processo de aprendizagem, “mas ao mesmo tempo está olhando para a cidade, procurando oferecer uma solução viável para a sociedade”.
   No ano passado, dois projetos do curso de Design da UFPR também foram vencedores no Prêmio Tok e Stock de Design Universitário. As conquistas dos acadêmicos podem ajudar Curitiba a conquistar o título de World Design Capital ( Capital Mundial do Design) no ano de 2018. Essa denominação é concedida a cada dois anos pelo Conselho Internacional das Sociedades de Desenho Industrial (Icsid), uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1957. A atual dona do título é a Cidade do Cabo. Na África do Sul, mas em 2016 ela passará para Taipei/Taiwan. Já tiveram a honra as cidades de Turim/Itália (2008). Seul/Coreia do Sul (2010) e Helsinque/Finlândia (2012). Reportagem Local  Adriana de Couto, caderno FOLHA CIDADES, publicação do jornal  FOLHA DE LONDRINA, quinta-feira, 23 de abril de 2015).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares