domingo, 12 de abril de 2015

A SUPREMACIA DAS PEQUENAS COISAS


                         Poeta é aquele que vê gravetos no chão e desenhos nas nuvens

   A criação é o mundo da imaginação sem limites. Pode nascer de uma faísca e causar incêndios, iluminações, fogo que dá início a fogueiras quando lemos poemas, apreciamos  obras de arte, vamos ao cinema, ao teatro e voltamos com um desejo que escapa ao utilitarismo no cotidiano. Muitos disseram por aí que a arte não se presta à utilidade. Paulo Leminski começa um ensaio crítico dizendo:  “A burguesia criou um universo onde todo gesto tem que ser útil”, para ressaltar que “o amor, a amizade, o convívio, o júbilo do gol, a poesia, a festa, a embriaguez, o orgasmo não precisam de justificação nem de justificativas”.
   Da mesma forma, Manoel de Barros no seu “escritório de inutilidades” onde se refugiava todas as manhãs, propunha transformar-se em rã para demonstrar a supremacia do pequeno , a importância de ter olhos para ver gravetos no chão.
   Mas a ideia vem de longe. Rabelais (1494-1593) afirmava que “a poesia é uma virtude inútil” e André Breton ao defender a imaginação sem limites no Manifesto do Surrealismo  (1924) critica a rotina onde se insere o valor das coisas por seu uso. Ele diz: “Esta imaginação que não admite  limites, a ela não lhe  é permitido se entregar a não ser segundo as leis de uma utilidade arbitrária ; ela é incapaz de assumir por muito tempo este papel inferior e por volta dos vinte anos, prefere em geral, abandonar o homem a seu destino sem luz”.
   Muito antes de pesquisar a teoria, que tem valor por revelar e organizar o que aprendemos intuitivamente, já praticava  a inutilidade como um modo de fazer poesia. Na verdade, já havia notado que quem tem olhos para a poesia não despreza detalhes. Essas pessoas sabem que o céu muda todos os dias e que o momento de ver um galo nas nuvens é aquele em que ele levanta a crista efêmera que desaparece no minuto seguinte.  E nunca mais se verá o mesmo galo.
   Penso que o ofício do poeta seja, entre outros, “engarrafar nuvens” tomando aqui emprestada a imagem de outros poetas que têm a compreensão de que o que importa realmente é aquilo que a maioria não dá importância por desprezar sua “inutilidade”. Muitas vezes vi cenas nas ruas que ninguém viu, assim como dei importância a uma  folha bailarina que se prendeu no meu vestido criando, imediatamente, a ideia de um broche.
   Às vezes, digo a quem está comigo: “Olha aquela árvore”, mesmo tendo a certeza que a pessoa vai olhar de relance, sem dar muito valor ao que mudou meu dia. Tenho igual relação com perfumes que sinto de longe, mesmo quando as avenidas estão cheias de automóveis.
   Não espero do cinema os melhores cenários, embora tenha visto alguns que remeteram a puro  encantamento. Mas é nas cidades, no cotidiano, que encontro imagens para textos que   quase sempre começam  assim, de um pensamento natural sobre as coisas  que  estão aí mesmo.
   Minha  dedicação às coisas que parecem sem importância foi  reforçada esta semana  num curso sobre Surrealismo, ministrado por Cláudio Willer, que demonstrou que a inutilidade aparente das coisas é o que nos salva de um mundo demasiadamente pragmático, de um mundo sem imaginação. A poesia depende de atmosferas voláteis para se desprender de uma simples  imagem e ganhar nova linguagem. Recomendo a todos um caleidoscópio de idéias. (Texto escrito por CÉLIA MUSILLI, página 4, caderno FOLHA 2, espaço CÉLIA MUSILLI, celiamusilli@terra.com.br  publicação do jornal FOLHA DE  LONDRINA), domingo, 12 de abril de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares