domingo, 5 de abril de 2015

POR QUE VIAJAR, MESMO EM TEMPO DE CRISE?



   Muitas são as preocupações que ameaçam as  viagens de turismo dentro e fora do país. De fato, o País não vive a melhor fase econômica. Por causa disso, o real se desvalorizou frente ao dólar e ao euro, moedas que embasam os orçamentos turísticos para o exterior, por exemplo, Lá fora, atos terroristas de grupos fanáticos também assustam quem pensa viajar, principalmente para o Oriente Médio e para alguns países europeus. Qual a verdadeira realidade?
   Não é o momento de trocar o carro nem o sofá. Entretanto, quando a viagem é planejada, é possível  realizar esse sonho, a partir de uma série de fatores: organizar a  parte financeira, planejar em família, aproveitar cotações baixas para comprar dólar e euro e – por que não? – parcelar o custo da viagem. Hoje, se compra uma passagem aérea em até dez vezes no cartão.
   Apesar das ameaças terroristas, os países acostumados a receber turistas, assim como as companhias aéreas que os transportam, preparam-se para oferecer o máximo de segurança. De modo que se constata hoje, mais do que nunca, que o número de viagens, em que pesem  todos os fatores negativos, só aumenta. Basta dar um giro pelas redes sociais e ver fotos dos amigos pelo mundo.  Diante do cenário desfavorável  como explicar esse crescimento?
   Os aviões internacionais estão sempre lotados. As redes hoteleiras pelo mundo ofertam  cada vez mais leitos. E os negócios atrelados ao turismo apresentam índice positivo  ano após ano. A realidade é que viajar faz bem. É um investimento, mais do que um gasto, porque traz alegria duradoura. A cada recordação, a satisfação a renovação interior se renova e revive em nós a experiência adquirida. Este é um bem perene, ninguém nos tira. Ao passo que um produto  material,  além de se deteriorar e ficar obsoleto, pode nos ser roubado.
   Enquanto você lê este texto, certamente sua memória se recordou de algumas lembranças de algumas viagens que fez: um mochilão ,  uma viagem em família, uma peregrinação religiosa, suas últimas férias ou até mesmo uma viagem a negócio.
   O turismo se recria e encontra  alternativas. Numa viagem se tem experiências gastronômicas, artísticas, religiosas, históricas e sociais, entre tantas outras. E nunca repetidas. Mesmo que o destino seja o mesmo. Há sempre algo novo a se descobrir. Até uma experiência desastrosa pode se transformar numa lembrança boa: o extravio de uma mala, a perda de um vôo ou qualquer outra situação que nos faça rir depois de passado o sufoco.  Uma viagem eleva a  nossa alma, nos transforma  e nos transporta a dimensões que antes não seriam tangíveis
   Crises sempre existirão,mas as motivações de uma viagem nos ajudam a superá-las. Qual será seu próximo destino? ( Texto escrito por CAIO BRAILE, sócio-diretor da Terra Santa Turismo Religioso e professor da PUC –PR Campus Londrina, extraído do espaço ponto de vista, página 2, publicação do JORNAL DE LONDRINA, quinta-feira, 2 de abril de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares