terça-feira, 28 de abril de 2015

DO OUTRO LADO DO MUNDO


Há duas décadas no Japão, para onde se mudou ainda criança, londrinense acaba de se formar em Engenharia Naval da Marinha Japonesa             


   Quando os ancestrais japoneses de Daniel Schimit Neto desembarcaram no Brasil, o sobrenome da família se  transformou ,  por um erro na imigração, de Shimizu para Schimit. Ao fazer o caminho inverso do bisavô, cerca de duas décadas atrás. Daniel, com pouco mais de três anos  na época, viu o sobrenome mudar. Naturalizou-se japonês, mas nunca perdeu a brasilidade.
   Meus pais sempre falaram português em casa, para que a  gente não esquecesse”, conta Daniel , nascido em Londrina. “Meu pai veio antes para cá, quando recebeu um convite para trabalhar como engenheiro.  Eu  e minha mãe viemos depois”, lembra  Daniel, que por lá  ainda ganhou um irmão sete anos mais novo.
   No mês passado, a relação com o Japão ficou ainda mais  estreita. Daniel se formou em Engenharia Naval pela Marinha Japonesa .  “A história é bem longa”, avisa, sobre como entrou para as Forças Armadas. “Desde pequeno eu sempre quis ser médico”, lembra Daniel, que até chegou a freqüentar um cursinho para ingressar na faculdade de Medicina. “Fizemos um empréstimo para pagar o cursinho, que aqui é o preço de um carro”, contextualiza.
   “Mas meus pais ficaram sem emprego por causa da crise mundial, que afetou muito o Japão. Como as faculdades daqui são caras, fui falar com os professores que não ia continuar,  que estava com dificuldades.E um deles me falou da Academia  das Forças Armadas. No Japão é um pouquinho diferente aí do Brasil, que tem cinco academias, aqui é uma só. O curso não é pago e ainda se recebe para estudar e por isso é mesmo muito concorrido.  Os professores  já tinham me avisado que seria quase impossível eu entrar porque seria difícil escolherem um brasileiro ao invés de um japonês”. Para o londrinense, o fato de já ser naturalizado ajudou nas questões burocráticas. “Foi um caminho de Deus, se tivesse que providenciar os documentos naquele momento, não daria tempo”, relata.
   “Amanhã é minha formatura e não consigo pensar em outro caminho para mim. Não consigo me imaginar em outro serviço, gosto muito do que estou fazendo. Quando eu entrei, não era o que eu queria, apesar de achar que todo homem, menino, sempre tem o sonho do uniforme. Mas depois de quatro anos,  vejo que foi o caminho certo”, afirma.  Daniel ainda tem pelo menos mais um ano de treinamento pela frente, sendo que os próximos seis meses serão dentro de um navio em um cruzeiro pelo mundo. “Não sei para onde vamos.  A  última turma passou pelo Brasil, mas não sei, porque não costumam repetir os percursos”, adianta. Sem a farda, o londrinense visitou a terra natal umas seis vezes nos últimos 20 anos. Com a tecnologia, as redes sociais e os aplicativos de mensagens  instantâneas, as relações com o Brasil seguem fortes. “Todo dia quando eu acordo, tem  umas 50 mensagens de WhatsApp”, diverte-se.
   Nos últimos dois anos, Daniel foi o representante japonês de uma conferência internacional de cadetes. Na mais recente, o londrinense foi selecionado como um dos organizadores  e conviveu, durante uma semana, com gente de todos os cantos do planeta. “Foram 30 cadetes de 19 países. Trocamos  experiências”, lista. ( ( Reportagem Local, KARLA MATIDA, caderno FOLHA GENTE, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, 26 de abril de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares