quinta-feira, 2 de abril de 2015

DIRETO NA PELE



   O bareback é a prática de relações sexuais sem o uso de preservativo. O termo foi  criado pelos cowboys (vaqueiros, em tradução livre) dos Estados Unidos e significa “montar sem sela”. Baseados nas competições de montaria, alguns o fazem sem equipamento, tendo contato direto com os pelos do animal. Daí a referência ao ato “direto na carne”, sem métodos preventivos. Na década de 1980, o hábito começou a ser difundido e, dez anos depois, já era considerado “popular”, revelando adeptos em outros países.
    Para reunir pessoas com o mesmo interesse, são promovidas diversas festas, também conhecidas como barebacking  parties.  Logo na entrada, há a informação de que o preservativo não é admitido. No Brasil, tais eventos ainda são tímidos, mas  começaram a atrair, cada vez mais, a atenção de quem gosta de “pele na pele”.
   A principal encarregada de angariar convidados é a internet. Blogs foram surgindo para incentivar a prática e são usados como portais de comunicação para as “comemorações”. Acontece que, independentemente dos motivos que levam as pessoas a não usar a camisinha, é impossível não trazer à tona a discussão sobre a transmissão do HIV.
 A partir de tais eventos, teve início um movimento conhecido como “clube do carimbo”. Trata-se de pessoas autointituladas “carimbadoras”, que são as portadoras ou transmissoras do vírus. Inclusive, este é o principal propósito.  Há páginas na internet que explicam os procedimentos e incentivam os praticantes mais antigos a buscarem novos membros.
   Em festas de” conversão”, bug chasers (procuradores do vírus”, em tradução adaptada) não possuem HIV, mas se dispõem ao sexo sem camisinha. O objetivo é encontrar um gift giver, ou carimbador, em português, para ser contaminado . Exatamente: os  soropositivos “entregam” o presente que seria o vírus. Festas de roleta-russa misturam positivos e negativos.
   Inicialmente, qualquer reflexão sobre o assunto deve deixar de lado a hipocrisia. Além disso, devemos nos afastar de nossos próprios julgamentos, para não estagnar no imediatismo de demonizar ou glamourizar o barebacking.
   Em primeiro lugar, não existe um termo para heterossexuais que não tiram a camisinha. Dga-se de passagem, o uso não é uma unanimidade. Aparentemente, quando o resultado  fina l  é uma gravidez indesejada e não a contaminação pelo HIV, a falta do  preservativo é minimizada.
   Em segundo, a escolha de transar sem camisinha é individual e os adeptos relatam uma sensação de liberdade plena, que vai desde a intensidade do prazer, até mesmo a autonomia de não sentir medo do HIV. Cabe um esclarecimento, porém: nem todo barebacker é “carimbador”,
   Preferir se infectar a viver na expectativa ou na iminência de contrair a doença faz com que muitos abram a mão dos cuidados e se permitam flertar com a possibilidade. Se nada acontecer, o sentimento é de triunfo. Um descompromisso que é resultado de uma equivocada concepção de minimizar os efeitos do vírus.
   Ignorar os malefícios do vírus é alienar-se diante de uma dura realidade. Simplficar algo que merece atenção e conhecimento, pois se trata de uma doença limitadora e, mesmo com os avanços de medicamentos, ainda não se fala em cura.
   Casos como o dos “carimbadores”, ou a imagem destrutiva por trás das festas de barebacking, agravam e estigmatizam  ainda mais os soropositivos. Vale recordar que eles já sofrem  muito  preconceito  por sua sorologia. A desinformação e a polêmica são ingredientes suficientes para a sociedade alimentar seus monstros.
   Fato é que, apesar de tudo, a autonomia deve ser respeitada. Os praticantes, sabendo da proposta do barebacking, se entregam às suas fantasias. O que está por trás disso? Provavelmente, não vai além do nosso julgamento. E é muito difícil nos abstermos dele, uma vez que, naturalmente, é fácil atribuir ao outro o que não aceitamos em nós mesmos. ( Texto escrito por BRENO ROSOSTOLATO, psicólogo e professor universitário, publicado pelo jornal FOLHA DE LONDRINA, quinta-feira, 2 de abril de 2015, extraído do ESPAÇO ABERTO, página 2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares