terça-feira, 21 de abril de 2015

PARTO NORMAL E MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE ASSISTÊNCIA OBSTÉTRICA

  

   Ainda neste ano entrarão em vigor as novas normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde em conjunto com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – que regula convênios médicos - para o estímulo ao parto normal e conseqüente diminuição das cesarianas consideradas desnecessárias na saúde suplementar.
   Hoje 23,7 milhões de mulheres são beneficiárias de planos de assistência médica com atendimento obstétrico no País, sendo este o público – alvo das medidas.
   Entre as mudanças, a nova resolução determina que a mulher atendida por médicos de plano de saúde poderá solicitar e ter acesso, em até 15 dias, ao índice de partos normais e cesáreos feitos pelo profissional, hospital ou plano. Outra alteração é a obrigatoriedade das operadoras de fornecerem o cartão da gestante, de acordo com padrão definido pelo Ministério da Saúde, no qual deverá constar o registro de todo o pré-natal.
   Ainda de acordo com a resolução, as operadoras deverão orientar os obstetras para que usem o partograma – um documento gráfico em que são feitos registros do que ocorre durante o trabalho de parto. Pelas novas regras, o partograma passa a ser considerado parte integrante do processo para pagamento do procedimento.
   Antes de mais nada é importante deixar claro que o Sindicato dos Médicos do Norte do Paraná (Sindmed), entidade que tem sede em Londrina e representa os profissionais de mais de 70 municípios, considera que a melhoria das condições de assistência obstétrica – como cursos de orientação para gestantes, maternidade com plantão  presencial de equipe apta a conduzir o trabalho de parto e condições  de trabalho adequadas – poderia resultar num natural aumento do parto normal, atendendo aos anseios das campanhas que existem nesse sentido. O Sindmed entende e defende que são as necessidades de cada gestante que determinam a escolha pelo  parto normal ou cesariana.
   A discussão sobre a resolução da ANS, no entanto, não se polariza apenas entre médicos e pacientes mas deve ser analisada de forma mais ampla por envolver questões centrais que exigem maior atenção das autoridades de saúde e que devem ser divulgadas e debatidas por  afetarem diretamente a assistência obstétrica na saúde suplementar. Isso inclui, preponderantemente, a verificação do equilíbrio nas relações entre operadoras do plano de saúde e a classe médica e, ainda, a necessidade de que os planos de saúde assegurem ampla cobertura às gestantes.
   Para diminuir a taxa de cesariana na rede conveniada, que chega atualmente na casa dos 80%, é preciso também criar condições adequadas nos hospitais credenciados. E isso destaca a necessidade de equipes completas trabalhado em esquema de plantão, com obstetra, anestesista, enfermeira obstétrica e pediatra, com total disponibilidade para atender a gestante – considerando que há situações de trabalho de parto que podem ultrapassar as 24 horas, sem  falar nos equipamentos necessários ao acompanhamento obstétrico. É fundamental, ainda, que os hospitais credenciados contem com uma infraestrutura suficiente para atender, e atender bem, a demanda de gestantes na rede conveniada, oferecendo às mulheres o conforto que necessitam na hora de dar à luz.
   Pensar e debater sobre tudo isso é relevante para que a implantação das novas normas de estímulo ao parto normal realmente tragam bons resultados , sem o risco de caminhar em direção oposta ao que se busca, com partos cercados de sofrimento r mulheres com medo.(Texto escrito por ALBERTO TOSHIO OBA e ANTONIO CAETANO DE PAULA são, respectivamente, presidente e vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Norte do Paraná. Extraído da página 2, do ESPAÇO ABERTO,  publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, terça-feira, 21 de abril de 2015) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares