sábado, 25 de abril de 2015

NUTRIENTES EM PÓ




Farinhas de legumes, frutas e grãos  são opção saudável para quem não gosta do alimento in natura.
   Berinjela, uva, maracujá, banana  verde...  Além de fazerem muito bem para a saúde, esses alimentos têm em comum o fato de estarem disponíveis na forma de farinhas. Seja para substituir a tradicional farinha de trigo branca ou para incrementar as refeições, há opções para todos os gostos.
   “Com exceção da farinha de trigo branca, que é um alimento não indicado para quem quer um peso ideal, ou mesmo preza pela boa saúde, as demais farinhas possuem seus benefícios e são indicadas para vários casos, como ajuda no emagrecimento , controle de diabetes, colesterol, só para citar alguns”, explica a nutricionista Kamylla Garbuio.
   Segundo ela, consumir os alimentos em forma de farinha ou in natura é uma questão de escolha, mas em geral as pessoas optam pela praticidade das farinhas. Essa também é uma opção para quem não gosta do sabor do alimento. “Em alguns casos, é claro que o consumo de um produto in natura preserva muito mais seus nutrientes e vitaminas, mas isso não significa que o alimento em forma de farinha não traga benefícios”, diz.
   A nutricionista lembra também que para se beneficiar das propriedades dessas farinhas  é preciso que se tenha uma alimentação saudável, rica em consumo de bons carboidratos, carnes magras, frutas, legumes  e a ingestão de muita água , além de se exercitar.  (Érika Gonçalves. Reportagem Local . Fotos: Shutterstock.
                                      
  Na salada, no pão, no iogurte... 
   Farinha de linhaça: a linhaça é uma semente rica em ômega 3 e fibras. Possui benefícios pra o coração, intestino e até mesmo previne alguns  tipos de câncer . è uma grande aliada no processo de emagrecimento. Ela também não possui glúten. Pode ser acrescentada no arroz, feijão,  frutas, sucos, iogurtes, vitaminas, saladas, no preparo de bolos, pães, tortas, sopas. O indicado é, depois de triturada, guardá-la em um recipiente fechado e na geladeira.
   Farinha de mandioca – é uma ótima opção para substituir a farinha branca. A mandioca é um alimento importante na manutenção do peso, pois tem um baixo índice glicêmico, o que evita picos de açúcar no sangue, ajudando a pessoa a ter mais energia durante o dia. Ela também não contém glúten.
   Farinha de maracujá: dela se aproveita toda a fruta, das sementes à casca. Para quem não consegue a fruta in natura, a farinha é uma ótima opção. Esse alimento ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue. Sugiro misturá-la a sucos e iogurte, no café da manhã.
   Farinha de quinoa:  a quinoa é riquíssima em proteína e traz muitos benefícios para os músculos e saúde cardiovascular. Em forma de farinha, ela elimina o sabor amargo característico de grão .A quino possui diversos aminoácidos, dentre eles a lisina, uma substância que ajuda a fortalecer a imunidade e está relacionada à inteligência r funções da memória e aprendizado. Pode ser adicionada a iogurte, bolos, bolachas, crepioca (crepe de tapioca), waffle, mingaus, pudins,  panquecas ou mesmo em saladas e frutas. Também não contém glúten.
Farinha de uva: é rica em aminoácidos, como o resveratrol, importantes para a saúde do corpo. Sua farinha, além de gostosa, traz importantes efeitos sobre a saciedade, mas pfecisa ser acompanhada de bastante água para funcionar bem. Você pode adicioná-las em bolos, tortas, iogurte, sucos, crepioca etc.
Farinha de berinjela: possui tantos benefícios quanto o legume  in natura. Pesquisas apontam que o formato de farinha possui 10 vezes mais fibras do que o alimento in natura. Essas fibras, aliadas a um bom consumo diário de água, ajudam a dar saciedade para o corpo e também diminuem  a vontade de comer doce. Ela é considerada uma farinha versátil  e pode ser combinada com a  de trigo integral ou a de arroz, para incrementar qualquer receita. Duas colheres diárias são indicadas para quem segue uma dieta balanceada
Farinha de banana verde: os benefícios da banana podem ser  melhor aproveitados se ela for consumida enquanto ainda está verde. Mas como banana verde não tem um sabor agradável,
a dica é consumir em forma de farinha ou biomassa. Em ambas as formas, ela estimula a flora intestinal, eliminando aquela sensação de inchaço do dia a dia. Vocô pode adicioná-la a vparios pratos, do bolo ao iogurte, da vitamina ao feijão. O mesmo vale para a biomassa.
Farinha de aveia:  é rica em proteínas, vitaminas e minerais, como ferro, cálcio e magnésio. Outro benefício é que ela colabora com o controle do peso, uma vez que suas fibras retardam  o esvaziamento gástrico e prolongam a sensação de saciedade, afastando a fome.
Farinha de arroz: é indicada para celíacos, pessoas com intolerância ao glúten. Ela é feita sem qualquer processo químico envolvido, preservando as mesmas características nutricionais do arroz polido (branco). Esse alimento ainda auxilia na prevenção de doenças do aparelho digestivo e do coração. ( E.G.) . Extraído Du suplemento FOLHA DA SEXTA,  VIVA BEM, páginas 07 e 08, publicação do jornal  FOLHA DE LONDRINA, 24 de abril de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares