quinta-feira, 9 de abril de 2015

INVENTANDO ORQUÍDEAS


Pesquisadores da UEL usam melhoramento genético e criam seis novas plantas
   O Orquidário da Universidade Estadual de Londrina(UEL), referência regional na produção  das espécies, deve registrar em entidades internacionais e no Ministério da Agricultura a “invenção” de cinco novas plantas criadas por melhoramento genético.
   Atualmente, o Orquidário já autenticou um novo gênero de orquídea, registrado oficialmente há seis anos na Royal Horticultura Society – entidade inglesa responsável pelo banco de dados mundial que lista as criações genéticas de novas orquídeas em laboratórios, viveiros e orquidários mundo afora.
   Entre as seis espécies que levam a chancela do Orquidário está a Miltonidium pomini UEL.  O nome é referência aos dois gêneros originais que foram “mixados” por técnica genética semelhante à aplicada em cultivares novos de café ou tomate: a miltônia, nativa da Serra do Cadeado, e a onsidium, existente na região de Guaravera.  Já a segunda parte do nome científico da orquídea é uma homenagem a quem a “criou” : o pesquisador Armando Matheus Pomini, ex-aluno da UEL, hoje docente em Maringá e especialista em orquídeas medicinais.
   Isoladas por barreiras físicas ambientais, as duas orquídeas paranaenses jamais se “encontrariam” na natureza   - mas foram unidas nas pesquisas que fizeram nascer a nova orquídea londrinense. “Não se trata de um indivíduo transgênico. O resultado do cruzamento delas é um híbrido com as melhores características das duas plantas iniciais”, garante o professor Ricardo Faria, coordenador do Orquidário e docente do Curso de Ciências Agrárias (CCA) da UEL. “Tiramos uma gema da planta mãe e fazemos clones idênticos a essa matriz”.
   Exclusivas

   As cinco novas orquídeas da UEL são únicas e exclusivas:  não há, no planeta, indivíduos semelhantes, com as mesmas características.
   Os pesquisadores estão à espera da florada das orquídeas para descrevê-las cientificamente e, depois, também registrá-las em nome da UEL tanto na Royal Horticultura Sociey quanto no Ministério da Agricultura. Com isso, a invenção do Orquidário abre caminho para ser patenteada: quem quiser  replicá-las em escala comercial precisará adquirir os direitos sobre o uso comercial da planta. Em no máximo dois anos, a expectativa é que a Miltonidium pomini UEL,  esteja apta a ser reproduzida comercialmente  e “fabricada”, inclusive, pelo Orquidário. O telefone do Orquidário é 3371-4224. (Reportagem escrita por MARCELO FRAZÃO, Marcelo@jornaldelondrina.com.br  extraída da página 6, publicação do JORNAL DE LONDRINA, quinta-feira, 9 de abril de 2015). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares