sexta-feira, 24 de abril de 2015

HOMENS - LIVROS



   O romance de ficção científica “Fahrenheit 451”, de  Ray Bradbury, apresenta uma sociedade totalitária em que os livros são proibidos. Mas nem todos aceitam a proibição. Algumas pessoas criam uma poderosa forma de resistência: decoram (isto é, guardam no coração e na memória) os livros mais importantes e refugiam-se em comunidades isoladas. São os homens-livros
   Em nosso tempo não é mais necessário proibir livros. Elas já deixam de ser  lidos pela maioria das pessoas, em conseqüência do esmagador baixo nível educacional. Mas, felizmente, nós também contamos com os homens-livros. São eles que preservam a cultura brasileira da aniquilação completa.
   O mais importante homem-livro de nosso tempo se chama Olavo de Carvalho. Filósofo, jornalista, professor e escritor, Olavo previu com estarrecedora exatidão a decadência espiritual da sociedade brasileira. Seus livros e aulas – um deles chamado “O Jardim das Aflições” – faz um panorama da devastação coletiva que ainda chamamos de país.
   Mas Olavo não é o único em Cuba, há um homem-livro chamado Leonardo Padura, autor do romance “O homem que amava os cachorros”, que leio com profundo assombro. Aqui no Brasil, temos o crítico literário Rodrigo Gurget, o padre Paulo Ricardo, o economista Rodrigo Constantino; os escritores Diogo Mainardi, Cora Rónai, Nilson Monteiro e  Domingos Pellegrini; os jornalistas Reinaldo Azevedo, Guilherme Fiúza, Rachel Sheherazade; o professor Carlos Nadalim;  o escritor e cientista político Bruno Garschagem; a educadora Camile Abadie, os brilhantes jovens Flávio Morgenstern, Bruna Luíza e Kim Kataguiri.Os exemplos são inúmeros, não cabem nesta crônica.
   Homens-livros incomodam. Por isso, é comum que sofram ameaças e campanhas persecutórias. Assim está acontecendo com o jornalista James Alberti, nosso homem-livro estadual,  que atuou na premiada série de reportagens Diários Secretos, da RPC/Gazeta do Povo, e agora batalha pela investigação de crimes no Paraná. A ele, todo nosso apoio e solidariedade
   Monteiro Lobato dizia que um país se faz com homens e livros . Hoje, mais do que nunca, o nosso país precisa de algo mais: homens-livros. ( Texro escrito por PAULO BIRGUET, página 12, espaço Dia de Crônica Paulo Briguet  briguet@jornaldelondrina.com.br  www.jornaldelondrina.com.br/blogs/comoperdaodapalavra  publicação do JORNAL DE LONDRINA, sexta-feira, 24 de abril de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares