quinta-feira, 9 de abril de 2015

UM BONDE CHAMADO PT



   Nos anos 1980, eu era um crente no Partido dos Trabalhadores. Panfletava, saía em passeatas, participava de comícios em Ibiporã e região. O que mais me seduzia eram as promessas de um país mais honesto, justo, transparente. Sonhávamos e acreditávamos que estávamos no caminho certo.
   Em 2002, o PT subia a sonhada rampa do Palácio  do Planalto e a partir daí ( muito antes talvez ) alguma coisa começou a fazer barulho estranho: o bonde da moralidade descarrilava. Alguns abandonaram o bonde, outros ficaram agarrados à sua carcaça tombada no fundo de um vale pantanoso  e lá  na cabine destroçada continuavam os dirigentes a dizer que tudo estava bem. Se havia algo de errado,diziam, era a direita que não aceitava a revolução popular, era a elite que não suportava ver o pobre de barriga  cheia.
   Foi neste ponto que eu (apenas um simpatizante não ligado ao partido) perdi o fio da meada. Para muitos, o partido fazia a lição de casa, enquanto teimosamente víamos um bonde descarrilado no fundo do vale. Tudo o que de ruim fosse revelado sobre o partido, atribuía-se à  dita imprensa golpista. O mestre do embuste bem que nos alertou que as palavras são mais importantes que os fatos.
   E assim passamos a ser o outro: opositor reacionário que defendia os interesses escuros de uma burguesia desavergonhada. Enquanto o PT se transformava em algo tão medíocre e corrupto, aqueles  que continuavam  em suas fileiras, quando interpelados, apontavam os pecados do PSDB, do FHC e de outros, como se os erros destes justificassem todos os erros do PT.
   O PT subiu ao poder justamente por força de seu discurso moralizador e deveria, mais do que qualquer outro partido, responder pelas incoerências que praticou. Curiosamente, sempre que discuto com pessoas que continuam a defender o PT estas se utilizam dos mesmos argumentos e palavras, como se fosse um texto combinado entre seus simpatizantes.
   Intrigante é, também, pessoas que ainda relacionam o Partido dos Trabalhadores com o socialismo. Como se tal aglomerado  de políticos e simpatizantes tivessem ainda a força de representar a falida utopia comunista que só existe hoje na cabeça dos excêntricos e dos cínicos.
   Respeito e admiro muito os simpatizantes do PT, pois sei que são pessoas honestas, corretas, que conduzem suas vidas segundo valores que prezo , mas resta-me uma confusão no espírito: percebo também pessoas moralmente fraturadas que aceitam dois pesos e duas medidas. Por que os erros cometidos por um grupo são desculpáveis? E se cometidos por outro grupo, os mesmos erros, são condenáveis? Eu não tenho resposta para isto, apenas dúvidas. Acredito que eu me sentiria muito mais feliz se ainda pudesse acreditar e defender o PT e  seu ideais como tantos o fazem. ( Texto escrito por JOSÉ DE CARVALHO JÚNIOR, servidor público estadual em Londrina, extraído do espaço ponto de vista,página 2, publicação do JORNAL DE LONDRINA, quinta-feira, 9 de abril de 2015) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares