segunda-feira, 20 de abril de 2015

O MITO DE BREJO TRISTE



   Em Brejo triste só há lamento. Conta-se que há muitos anos uma coruja sentou na  copa de uma árvore, no centro da vila, e lá permaneceu por décadas. Os antigos viram nisso um presságio. A cada piar da coruja,  os sábio se reuniam em concílio para interpretar os desígnios reservados à sua gente. Com o tempo, a coruja passou a ser idolatrada. Acreditava-se que ela havia sido enviada pelos deuses. Era uma coruja sagrada e as pessoas ofereciam culto aos seus pés. Nada era realizado sem antes consultar os hermeneutas que sabiam traduzir, na exata medida, os anseios da coruja. Com o tempo, os intérpretes passaram a agir de forma autoritária, fazendo uso de violência para que fosse cumprida  à risca  cada piar da coruja, que permanecia sempre estática e olhar perdido no vazio. Para alguns, até seu silêncio era revelador de sentido.
   Para espanto de todos, um dia a corja caiu de sua majestosa posição e espatifou-se no chão. O ancião-mor, único que podia se aproximar da coruja,  anunciou em tom de pesar: “A dita está dura e morta”. Foi um desespero geral, pois não sabiam quem ditaria as ordens para que comungassem uma vida social organizada. Naquela noite, no entanto, avistaram  no céu uma estrela que irradiava intenso brilho de cor avermelhada. Muitos acreditaram que os deuses haviam dado novo sinal. Porém, na mesma noite apareceu no centro da vila um tucano de bico amarelo. Nunca ninguém tinha visto uma ave daquelas por ali.
   Logo se formou um grupo que defendia ser o tucano o substituto legítimo da coruja e outro grupo que dizia ser a estrela a guia inconteste de todos. O vilarejo ficou dividido. Para evitar conflito, as  lideranças concluíram que os dois grupos se alternariam no comando da vila de acordo com as manifestações de suas entidades e que as decisões seriam submetidas a uma assembléia.
   Certo dia, o tucano grasnou e seus cantos alternados, sempre de forma regular e com horário definido, duraram oito anos. Era um tucano pragmático e bom de bico. Já os adoradores da grande estrela mãe-guia eram utópicos, pois acreditavam que o brilho da estrela irradiaria felicidade e plenitude a todos.
   Durante o tucanato muitas coisas boas aconteceram. Outras nem tanto. A maior tragédia atribuída ao tucano foi a de que ele teria atraído a fúria dos deuses e, por isso, os rios haviam secado, a chuva ido embora  e o povo herdado um brejo seco O tucano já não cantarolava com regularidade e seus representantes pouco consideravam a assembléia e as reivindicações populares. Para muitos, o tucano não passava de uma farsa.
   Foi nesse tempo que a grande estrela mãe-guia se manifestou, expandindo seu brilho com tamanha intensidade que, passados alguns anos, foi possível notar uma quantidade de pequenas estrelas orbitando ao seu redor. Isso durou mais de uma década e muitos feitos foram realizados, além de muitos malfeitos também. Toda noite a estrela irradiava luz num ponto específico próximo ao grande rio, na margem esquerda da vila. Começaram a cavar  no local e descobriram uma argila preta, muito oleosa. Não tardou para que o grande líder trouxesse a grande revelação. “Vamos escavar o precioso bem e façamos um monte bem alto para cultuarmos nossa estrela-mãe”. Escavaram por anos e deixaram um buraco sem fundo no  lugar.Construíram o prometeico monte com  a tal argila preta que logo veio a desmoronar devido à fragilidade da construção levada a cabo por empreiteiros duvidosos. Os camaradas da estrela-guia ficaram sepultos naquele lamaçal que escorria, sem fim, por todos os lados.
   Com o tempo, restou apenas uma estrela sem brilho, apagada e cadente no céu. E o tucano, pobre ave, está encurvado e com o bico mais comprido a cada dia que passa. O ancião Gepeto que cuida do animal não sabe explicar porque seu bico cresce tanto. ( Texto escrito por              CLODOMIRO JOSÉ BANNWART JÚNIOR, professor de Ética e Filosofia Política na Universidade Estadual de Londrina, extraído do ESPAÇO ABERTO, página 2, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, domingo, 19 de abril de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares