segunda-feira, 20 de abril de 2015

A BUROCRACIA ENFRAQUECE O PAÍS



   Não é só a falta de investimento, mas a burocracia também afeta negativamente a pesquisa científica no Brasil. Um questionário elaborado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostrou que 90% dos pesquisadores brasileiros  tiveram que mudar os rumos das pesquisas ou até mesmo desistir dos trabalhos por problemas com importação. A maioria dos equipamentos e reagentes  são fabricados em outros países, principalmente nos Estados Unidos e enquanto os americanos têm os produtos disponíveis em dois dias, os brasileiros podem demorar até dois anos para consegui-los.
   A reportagem de hoje da Folha de Londrina mostra as dificuldades dos pesquisadores brasileiros na hora de importar e receber suas encomendas. O Brasil tem investido uma quantia razoável em pesquisa científica, cerca de R$ 59,4 bilhões por ano e é o líder em publicações de artigos na América do Sul. Na última década (2001-2011), o País subiu de 17º para 13º no ranking mundial de artigos publicados. Foram 49,6 mil artigos publicados em 2011 contra 13,8 mil em 2001. Por outro lado, em relação ao impacto da pesquisa, medido pela quantidade de citações em outros artigos, o Brasil caiu de 31º para 40º  no ranking mundial.
   Um exemplo: a Universidade Estadual de Londrina (UEL) tem hoje  1.355 projetos de pesquisas cadastrados na Pró-reitoria de Pesquisa e  Pós-graduação.  Mais da metade dele são afetados pela burocracia. Há professor com material retido na alfândega há sete meses. Dependendo do tipo de produto, a espera pela liberação  afeta diretamente  a conservação da encomenda e, consequentemente, a qualidade do trabalho.
   Esse cenário é mais uma prova do descaso com a comunidade científica do País. O desânimo dos pesquisadores não é a única conseqüência dos entraves burocráticos proporcionados por órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Receita Federal.  O Custo Brasil  não afeta somente os nossos empreendedores, mas também a produção científica. Buscar soluções para esse mal que enfraquece o País, afetando a competitividade e a inovação, deveria estar na lista de prioridades do poder público. ( Texto extraído da página 2, espaço OPINIÃO opinião@folhadelondrina.com.br  publicação do jornal
 FOLHA DE LONDRINA,  domingo, 19 de abril de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares