sábado, 25 de abril de 2015

FEBRE DE COLORIR





Livros para adultos viram mania entre os apaixonados por arte e que desejam aliviar o estresse.
   Um hábito bastante comum durante a infância tem tomado conta da rotina de milhares de adultos. Desde o final do ano passado, os livros para colorir viraram febre entre os mais crescidos que buscam  nos desenhos ricos em detalhes uma ferramenta para combater o estresse. O sucesso é tanto que, desde o lançamento no Brasil, em novembro, “Jardim Secreto”, da ilustradora Johanna Basford, já vendeu mai de 100 mil exemplares. “Floresta Encantada” também de Johanna segue o mesmo caminho e já está em falta em diversas livrarias do País, assim como as dezenas de títulos que surgiram em seguida devido ao “boom” do segmento.
   Há dois meses, a enfermeira Juliana Oliveira, 30 anos, passa boa parte do seu tempo livre colorindo os livros de Johanna Basford . “No começo do ano li sobre esses livros na internet. Procurei em duas livrarias, mas não encontrei. Em fevereiro vi uma conhecida postando fotos e resolvi procurar novamente. Quando consegui comprar, enlouqueci e logo fui atrás de uma caixa de lápis de cor”. Conforme Juliana, colorir os desenhos tem ajudado a aliviar o estresse do dia a dia. “Quando comprei fui bem cética. Pensava: ‘ sou muito agitada, não vou conseguir me distrair pintando’. Mas foi o contrário. O livro tem me ajudado muito. Quando começo  a pintar   esqueço  de  tudo  e me acalmo”.
   Juliana conta que sempre gostou de fazer artesanato, mas que a pintura esteve presente apenas na infância. “Quando criança, eu tinha o hábito de pintar, mas depois nunca mais me envolvi com isso. Quando estou pintando não tenho pressa. Sou bem detalhista e demoro bastante em um mesmo desenho”. Para a enfermeira,  os  livros para colorir a fizeram enxergar o mundo de uma maneira diferente. “Vejo algumas mudanças até no meu cotidiano. Hoje, quando estou no trânsito, por exemplo, reparo muito mais nos detalhes e nas coisas à minha volta. Além disso, sou bastante ansiosa  e com o desenho consigo focar minha concentração. Bruna Quintanilha, Reportagem Local, Foto: Celso Pacheco.

               Atenção no momento presente

   Fenômeno de vendas, principalmente entre quem busca algo para relaxar, os livros de colorir para adultos podem ajudar a combater o estresse por se uma atividade de atenção plena no momento presente, explica a psicóloga do Instituo de Psicoterapia e Análise de Comportamento (PsicC), Aline Paula Rocha. “Focar na pintura é estar envolvido de forma total e plena nisso ajuda a trazer um relaxamento”. Conforme a psicóloga, esse tipo de atividade é normalmente  recomendada a quem sofre algum tipo de ansiedade, por exemplo. “Muitos dos nossos problemas emocionais estão relacionados ao fato de  estar os fazendo muitas coisas ao mesmo tempo. Essa realidade tem sido uma regra e isso gera uma agitação . Por isso, observamos que há uma necessidade de de termos momentos de concentração plena”. 
   De acordo com Aline, apesar de auxiliar nesse aspecto a pintura não é a única atividade que traz relaxamento. “Uma caminhada, por exemplo, pode ser uma atividade plena. Mas nem sempre a pessoa consegue se concentrar no  momento,  estar   presente  ali  de  fato”. Como o ato de colorir pede uma atenção muito mais focada, os livros aparecem como uma opção para quem quer desestressar. “E uma coisa que vai  na contramão da agitação do dia a dia e é bem-vindo. Acredito que o fato das pessoas conseguirem desfocar totalmente dos problemas enquanto pintam tenha contribuído para o surgimento desse febre dos livros “.
   Apesar de positivos, os livros podem não ser a melhor opção de relaxamento par algumas pessoas. “Tem um aspecto pessoal muito importante envolvido nisso”, analisa Aline. “Os livros para colorir vão ser considerados  um lazer se o histórico da pessoa com aquilo for prazeroso. Nem todo mundo sente prazer em pintar”, finaliza a psicóloga. ( B.Q.). Fonte: FOLHA DA SEXTA, páginas 14 e 15, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, 24 DE ABRIL DE 2015). 


Segue alguns gráficos para serem coloridos:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares