terça-feira, 7 de abril de 2015

ARTE NA PALMA DA MÃO


   Museu é um dos programas que incluo no roteiro de minhas viagens. Gasto horas apreciando quadros, esculturas e outras obras. Museu do Vaticano (Roma), Galleria degli Ufizzi e Galleria del’Academia (ambas em Florença) foram alguns dos quais me perdi vendo e revendo obras célebres ou não. Sem contar os pequenos museus e galerias de outras cidades e países. Entretanto, não é sempre que se pode viajar ou permanecer durante muito tempo num passeio como esse.
   Alguns dos principais e mais  importantes museus do mundo,  no entanto, oferecem um tour – nem sempre completo – por suas galerias e obras através de aplicativos de celular (iOS ou Android). Obviamente não é a mesma sensação que visitar um lugar físico, mas ajuda a conhecer. E, se você  está num desses museus, coloque fone de ouvido para ouvir explicações sobre os quadros que está diante dos olhos, ao vivo. Os serviços podem substituir um áudio guia.
   É o caso do Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York. É possível visitar os seis andares do museu, ver e ouvir sobre algumas obras, dentre elas de artistas como Joan Miró, Pablo Picasso e Fita Kahlo. Uma das que constituem o acervo é A persistência da Memória, do espanhol Salvador Dali.
   Em Nova York é possível ainda adentrar aos corredores do Museu de História Natural e ver, não em detalhes, mas com pequenas explicações, as famosas réplicas que ganharam vida no filem Uma noite no museu: O Tiranossauro Rex e o Rapa Nui Moai Cast , entre outros.
Praticidade
   No aplicativo do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, é tudo muito prático. A visita é dividida por andares, sendo possível observar pinturas rupestres, sambaquis, bustos dos reis. D. João VI e D. Pedro I, além de salas e salões, pátios e jardins, objetos reais, quadros e esculturas. O visitante pelo smartphone pode selecionar os idiomas português, inglês, espanhol e até libras ( língua brasileira de sinais).
   O aplicativo do Museu de Louvre faz um passeio por galerias e salões, além de explicar detalhes de obras como Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Tudo em inglês. São 35 segundos que incluem menção à misteriosa face da modelo do pintor italiano.
   Há outros muitos museus que oferecem um tour pelo celular. Basta digita “pinacoteca” nas lojas virtuais de aplicativos que vão aparecer inúmeras galerias Italianas. A Pinacoteca de São Paulo oferece, além disso, a internet gratuita para os visitantes acessar informações das obras  durante a própria visita. Mas está disponível apenas para sistema Android.

Serviço

       Os aplicativos estão disponíveis para celulares nas lojas virtuais da Apole Store(iOS) e (Google Play Store (Android)   Reportagem escrita por FÁBIO LUPORINI fabio@jornaldelondrina.com.br, extraído do espaço  Cultura, página 19, publicação do JORNAL DE LONDRINA, terça-feira, 7 de abril de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares