domingo, 19 de abril de 2015

OS PROTESTOS COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL





   Muita gente critica o comportamento das pessoas nas manifestações de rua contra  ou favor do governo. Não criticam exatamente as reivindicações,  mas o comportamento bizarro dos que vão  às ruas usando os clichês de praxe, ofendendo a oposição – seja de que lado for – ou se fantasiando como se estivessem num carnaval. Alguns acham que isso ridiculariza ou tira o caráter sério de uma manifestação política. Oportunistas recortam as piores cenas de cada protesto para provar que de um lado estão todos os “golpistas” contra o governo, de outro os “psicopatas” da esquerda. As redes sociais estão cheias de exemplos assim e não me simpatizo com as técnicas dos recortes, eles deixam de reproduzir o que realmente interessa ou deseja a maioria para focar em desvios e excentricidades.  Não tenho dúvida de que recortar imagens é apenas um simulacro.
   Independentemente  de posições políticas, acho que o exagero de ópera  bufa é um traço típico do coletivo hoje no Brasil, seja em passeata  ou em qualquer concentração pública. Tomando por outro contexto de análise, não consigo mais ir a bares, a zoeira supera qualquer tentativa de convívio, qualquer tentativa de entendimento ou de conversa. A reação histriônica no meio coletivo,  na minha opinião, é mais cultural do que política. As passeatas  no Brasil tornaram-se  extensões  disso, o brasileiro prefere se expressar sempre de forma carnavalesca. Em qualquer manifestação haverá exageros – da faixa ofensiva ao nu sem contexto -, o que não significa que os exagerados correspondam ao sentido geral do que se reivindica. Está tudo realmente histriônico, as passeatas pró-governo talvez sejam um pouco mais comedidas porque são pautadas por normas sindicais e palavras de ordem, enfim, um rito político de esquerdo também anacrônico. Tenho a impressão de voltar aos diretórios estudantis com chatos alugando os megafones para  discursos que ninguém ouve mais pela saturação. “O povo unido jamais será vencido” é um bordão que me vence pelo cansaço.
   No geral, o comportamento da sociedade brasileira assusta qualquer pessoa que queira manter um mínimo de bom senso, em programas de televisão ou nas ruas, é tudo um imenso  auditório. Na política, os próprios candidatos  durante anos carregam trios elétricos e shows para seus comícios, até serem proibidos. Falta concentração também nas igrejas.  No domingo de Páscoa fiquei constrangida ao ter os braços para  “coreografar” antes da comunhão. Sou tímida para algumas demonstrações de alegria. Mas o que fazer se a pessoa ao lado pega sua mão como se pegasse a mão de Jesus?  Recusar, no mínimo, seria um gesto antipático ou de gente  mau humorada.
   Já as ruas parecem um auditório de TV, uma espécie de show business empobrecido.  Não associo isso a uma tendência específica – direita ou esquerda – mas alguns aproveitam a bizarrice dos outros para demonstrar que “eles são mais mal informados ou mal educados que nós”, o que significa uma instrumentalização do exagero ou da ignorância. Pessoas fantasiadas, frases de mau gosto, erros fenomenais de raciocínio ou mesmo de português. Apenas entristeço ao ver nossos rumos culturais e políticos, o quanto falta de senso crítico à Pátria Educadora que não vinga nunca, reflexo de um empobrecimento cultural como um todo. Vale ressaltar que não se trata de uma questão de renda,  há ricos e pobres histriônicos ou perversos fazendo chacotas com a escolha do outro, o que para mim é a pior parte. A fantasia eu tolero, às vezes até me diverte, a ofensa não. O que existe é uma falta de respeito com a alteridade, uma falta de tolerância, uma comunicação empobrecida para marcar e defender escolhas. Isso não é mero maior ou menor de uma facção, apenas quanto maior a concentração, maior o problema. Mas talvez estejamos nos primórdios da expressão popular da política nacional depois de tudo. ( Texto escrito por CÉLIA MUSILLI,  celimusilli@terra.com.br caderno FOLHA 2, página 4, espaço CÉLIA MUSILLI, publicação do jornal FOLHA DE LONDRRINA,  domingo, 19 de abril de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares