quinta-feira, 16 de abril de 2015

MAIORIDADE PENAL


   Escrevo essas letras quando as estatísticas nos dão conta que 87% dos brasileiros são a favor da redução da maioridade penal.  É  portanto deslizar morro acima contrariando a corrente de opiniões. Mas é necessário fazê-lo. É urgente que manifestemos, não só opiniões, mas apelemos para a racionalidade e  analisemos argumentos e fatos.

   O Congresso patrocina esta discussão. Desenterra na verdade um projeto da década de 1990 e pretende assim responder à sede de sangue que vem das bases e com isso diminuir a desmoralização da Casa que atingiu índices escandalosos. Não podia ser maior o golpe! A sociedade brasileira, inflamada com um debate pífio e inconsistente nos grandes meios de comunicação, ignora números, derruba o bom senso, atropela o ECA e se embriaga mais uma vez com exemplos anacrônicos de países como os EUA, com tradicional influência nestas terras tupiniquim.
   Até as pedras das calçadas sabem que o número de crimes cometidos por adolescentes  (e crianças) é ínfimo.  A Unicef tem estatísticas bem claras  sobre a América Latina. Os menores não estão “fora da lei”. Existem medidas claras e eficientes contra os infratores. Se nos queixamos das atuais casas de detenção, imaginem o que não dizer de nossas prisões. Escolas superiores de criminalidade! Está em 70% o número de reincidência  no crime.
   O que mais nos assusta é o equívoco consciente e assumido.! Adolescente não é potencial criminoso. Ele é vítima em primeiro lugar. São os menores que morrem e são eles os preparados para o crime, por uma sociedade que ignora e ataca a instituição familiar e não proporciona políticas públicas adequadas. Queremos tirar de circulação os que não soubemos educar. Ter uma sensação de proteção, mesmo sabendo que voltarão! Mais fortes, com delinqüência requintada e rindo do sistema que os trancafiou!
   Me pergunto: a quem interessa esse, chamemos-lhe, rigorismo legal contra o crime?! Candidatos malvados, ávidos de votos? Audiências de programas policiescos? Existirão máfias ligadas ao sistema prisional desejosas de aumentar a clientela? Porque ignorar exemplos como a da Alemanha, que reverteu uma tendência de reduzir a Maioridade penal?  Poder-se-á discutir esta questão em cima de casos isolados de gente que sofre até hoje com filhos assassinados por adolescentes?
   Se temos medo de adolescentes e crianças “perigosas” na rua, não acabemos com as ruas nem com eles! Combatamos as causas e não as conseqüências. Não sejamos autofágicos. Não demos tiros  no pé! Uma sociedade medrosa é capaz de tudo! Até de se destruir! Os nossos Congressistas,  deveriam andar mais ocupados em responder à legítima cobrança popular pela reforma política, que mude definitivamente o atual sistema gerador de tanta injustiça e corrupção. Num momento em que, com o Executivo acuado e desgastado, o Legislativo se impõe, a sociedade brasileira deveria desconfiar da oportunidade e das reais intenções da discussão desse Projeto.
   A redução da maioridade penal é mais perigosa ainda em países como o nosso. Como seria por  exemplo a própria pena de morte? O crime organizado continuaria recrutando “menores” cada vez com menos idade.  E a sociedade, incomodada, apelaria para medidas semelhantes a esta. Ou seja, não seriam perigosas as nossas CEIs?!  Uma espiral de violência insana e um círculo infinito devorador de sonhos! Vejo com tristeza uma maioria apoiando esta  ideia. Enxergo da parte de quem a “ressuscita ”, um aproveitamento maldoso da situação e um desrespeito para com a própria verdade! O ECA nos colocou no patamar de países sérios e desenvolvidos. Reduzir a maioridade penal seria um enorme retrocesso. Combater com energia a corrupção não pode dar ensejo a alargar o âmbito do combate à criminalidade prendendo menores! ( Texto escrito por MANUEL JOAQUIM DOS SANTOS, padre em Londrina, extraído do  ESPAÇO ABERTO, página 2, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, quinta-feira, 16 de abril de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares