sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

REVISÃO ANUAL


   MAIS UM dia 31, mais um cartão de embarque na mão. Sim, vou viajar de novo na noite do Réveillon e me lembrei que nessa mesma época, no final do ano passado, fiz aqui mesmo um pequeno manifesto contra a obrigação de que a noite de 31 de dezembro seja a melhor de todas que vivemos no ano que se fecha – numa esperança atávica, e tola talvez, que nos faz acreditar que os próximos 365 dias serão melhores.
   Revisitando 2016, da morte de David Bowie às eleições presidenciais dos Estados Unidos (para ficar apenas em dois itens lamentáveis dos últimos 12 meses), tente se lembrar de como você estava cheio de otimismo naquela noite... Como, embalado quem sabe por uma leve intoxicação, você de fato pensava positivo: as coisas iriam melhorar. Mas aqui estamos nós, um punhado de horas antes deste ano acabar e... o balanço não parece bom. 
   Daqui a pouco, você vai estar numa outra festa, ou numa releitura dos Réveillons passados, e vamos nos esforçar para ter novamente aquele otimismo. Olhando o mar – e nós aqui no Brasil adoramos estar diante dele nessa noite de renovação – ou encarando outros horizontes, montanhas, selvas, prédios, piscinas, amores... Muitas vezes até outras temperaturas, como é o caso de quem escolhe trocar nosso verão pelos termômetros do hemisfério norte.
   Fazemos aquela revisão do ano e a gente se lembra da crise na qual nosso país mergulhou, dos conflitos cada vez mais absurdos pelo mundo, dos muros que ameaçam comprometer nossa mobilidade de viajante, das tragédias que nos levaram pessoas queridas. É possível melhorar?
   Mas aí você olha de novo para aquela onda quebrando, para tal bola iluminada descendo na Times Square, para os meninos brincando na praça da pequena cidade onde está, para os fogos de artifício que consegue ver à distância, para um barquinho passando em frente ao riacho preguiçoso e se lembra que 2016 foi o ano em que sua irmã se casou.
   E mais: foi de janeiro até agora o projeto que você apostou em 2015 ( e que parecia não dar certo) virou o jogo e é um sucesso; foi nesse mesmo período que você finalmente escreveu o livro que desejava; que você fez as pazes com quem ama; que você viajou para mais quatro países que não conhecia; que seu artista favorito lançou um disco sensacional; que se despediu com carinho de um bicho de estimação companheiro de 17 anos; que não ficou gripado nenhuma vez; que você conseguiu comprar um quadro de um artista que sempre sonhou ter; que criou coragem e se vestiu de Papai Noel para levar alegria para as crianças de uma creche. 
   E aí olha para a paisagem que está à sua frente (natureza, cidade, gente) e chega à conclusão inevitável: até que 2016 não foi um ano tão ruim assim. 
   E aí percebe que escolheu o lugar certo para essa “noite da virada”, que é esse canto do mundo que vai que vai nos ajudar a trazer e espalhar felicidade em 2017. E aí então você pega só essas lembranças boas e segue para o ano que está chegando com elas. 
   Isso tudo que escrevi aconteceu comigo – de ver minha irmã no altar à aventura de Papai Noel. E é esse filminho que eu sei que vai passar na minha cabeça neste sábado. Mesmo que eu tenha diante de mim aquela apertada janela do avião. Que nesse exato momento torna-se a tela mais linda do mundo. (Crônica escrita por ZECA CAMARGO, página D4 caderno TURISMO, quinta-feira, 29 de dezembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE S.PAULO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares