sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

A REFORMA DO ENSINO MÉDIO

   Os estudantes pedem “a retirada da medida provisória (MP) nº 746/2016, da reforma do Ensino Médio, que tira a obrigatoriedade de matérias”. Querem ter voz, alegam que não teve debate sobre a medida e que ninguém consultou os estudantes para saber o que eles querem. 
   Ocorre que, para alguém tomar uma decisão, é necessário, antes, ter bom conhecimento do assunto. Em educação, quem domina a área são os pesquisadores, os cientistas e os especialistas em educação, que são mestres, doutores e pós-doutores, entretanto, a educação também interessa ao país, à sociedade, aos pais e aos próprios alunos. 
   Vejamos o que dizem os pesquisadores e as estatísticas. Está comprovado que 50% dos que começam o Ensino Médio não concluem o curso; que 1,7 milhão de jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola; e que os custos desse abandono é de R$ 3,7 bilhões para os cofres públicos. Todos sabem que estudar o que não se gosta dá aborrecimento. Quantos têm paciência de assistir a aulas maçantes? As pesquisas comprovam que toda pessoa é diferente uma da outra, que não existe ninguém com capacidades iguais. 
   Se são diferentes, por que têm que ser obrigadas a estudar e aprender as 13 disciplinas do Ensino Médio? Seria o mesmo que entrar em um restaurante, e todos serem obrigados a comer os 13 pratos que são tradicionais, ao invés de poder escolher entre as centenas de pratos criados mais recentemente. 
   A ciência comprova que o homem é um animal que gosta de prazer. Se perguntarmos a alguém: “Por que não fez isso?; “por que você não estuda mais?”. A resposta mais frequente é: “Porque não gosto”. Na verdade, bastaria apenas língua portuguesa e matemática serem obrigatórias. Sabendo bem estas disciplinas, ter-se-á facilidade em aprender todo o restante de que gostamos e precisamos para a vida e para o trabalho. 
   Quantos estudantes há no Brasil? Quantos estudantes e mesmo professores têm competência em currículo, psicologia, neurociência, didática e legislação para debater o assunto? 
   Segundo a MP, os temas transversais poderão ser incluídos na Base Nacional Comum Curricular, mediante aprovação do Conselho Nacional de Educação, que por sua vez, deverá ouvir o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes da Educação (Undime). Ora, o Consed é órgão constituído pelos secretários de Educação de todos os estados do Brasil, e a Undime é órgão que congrega e representa os secretários de Educação dos 5.570 municípios do país. 
   Com a reforma, o aluno tem a liberdade de escolher o que gosta e quer aprender. 
   Essa reforma não muda os currículos. São os sistemas de ensino estaduais e municipais que mudarão. Estes vão definir o que incluir como obrigatório e o que será de livre escolha dos alunos, que terão liberdade para escolher o que gostam de aprender, inclusive disciplinas para a formação técnica. 
   É com essas instâncias e órgãos que as discussões locais devem ser feitas. A MP apenas deu abertura para que a mudança ocorra. O concluinte do Ensino Médio sem formação técnica, vai conseguir emprego em quê?
   Como pode ser observado, a MP não é autoritária, apenas flexibiliza e democratiza a elaboração dos currículos. Veio para facilitar a vida dos alunos. Além disso, uma medida provisória, para ter validade, deve ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado em, no máximo, 120 dias. Já foram apresentadas mais de 500 propostas de alteração. 
   Só com medida provisória seria acelerada a mudança do currículo, pois, no Congresso, há inúmeros projetos de mudança na legislação, que há anos estão parados. 
   É preciso que os estudantes aprendam a ler e a participar de discussões, observando a lei e a ordem. Como professor e cidadão, tenho o dever de apresentar as minhas ideias. (ARGEMIRO ALUÍSIO KARLING, diretor geral da Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná (Fainsep) em Maringá. Página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, sexta-feira, 9 de dezembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares