sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

CHATBOT, À SUA DISPOSIÇÃO


Os robôs por trás dos chatbox são "treinados"para conversar com humanos e resolver os problemas do consumidor

   Robôs começam a ser usados para falar com pessoas em áreas que vão do comércio à educação; receptividade é alta, mas a experiência ainda deixa a desejar
   A relação dos internautas com o telefone é de amor e ódio. Quando perguntados sobre o canal de comunicação mais adorado e o mais odiado para conversar com uma empresa, eles deram a uma pesquisa a mesma resposta – o telefone. O estudo, realizado pela Opinion Box, justifica: por mais que, neste canal, às vezes seja preciso passar por diversas etapas até chegar a solução de um problema, o telefone é o meio mais fácil para atingi-la. 
   Por outro lado, os aplicativos de mensagem como o WhatsApp inauguraram uma “era do texto”, e as pessoas passaram a preferir se comunicar digitando palavras em um teclado. Apesar de o telefone ser o canal mais amado, o mais odiado e o mais utilizado, por 81% dos entrevistados, o texto é a forma de contato preferida pelos internautas (40%).
   Assim, plataformas de bate-papo, Facebook Messenger e WhatsApp também começaram a ser ferramentas adotadas pelas empresas para se comunicar com os clientes. Mas quem está por trás desses canais, falando com o cliente? Muitas vezes, são robôs “treinados “ para conversar com humanos e resolver os problemas do consumidor. Os chamados chatbots começam a ser cada vez mais utilizados nas empresas com a promessa de eficiência, produtividade e economia em áreas que vão do comércio à educação (veja no box).
   A própria Opinion Box aplicou os chatbots à sua área, fazendo pesquisas com internautas via Facebook Messeger. A taxa de resposta foi de 25% (considerado alta tendo em vista ser uma metodologia nova), e o resultado, parecido com o obtido na pesquisa tradicional. “O canal não alterou o resultado da pesquisa”, assegura Schepers. 

   RECEPTIVIDADE

   A receptividade dos consumidores da “era do texto” aos robôs é boa: metade dos entrevistados na pesquisa da Opinion Box disse que estaria disposta a conversar com um chatbot, e 77% afirmaram, inclusive, que já passaram pelo atendimento de um robô. Mas a experiência, para 52% deles, não foi muito legal. A maioria (62%) mudou de ideia e disse que preferiria ter conversado com um humano. Outros relataram que seu problema não foi resolvido, que a máquina não entendia muito bem o que o consumidor estava dizendo ou que o atendimento foi mais lento que o usual. 
   Para Felipe Schepers; COO (Chief Operaion Office) da Opinion Box, o resultado mostra que independentemente de ser um robe ou uma pessoa por trás do atendimento, o que importa para o cliente é ser bem atendido e ter o seu problema resolvido. “No fundo, o que importa na experiência é se o problema vai ser resolvido ou não.”
   No caso dos chatbots, a vantagem está na rapidez do atendimento automatizado, na produtividade, na competitividade e na satisfação do cliente. E se o problema não puder ser resolvido pelo robô? O cliente poderá então ser direcionado a um atendimento humano. “A empresa não pode achar que o robô vai resolver 100% dos problemas. Tem que ter a inteligência humana envolvida também.”
   Claro que os chatbots podem afetar o número de vagas nos setores de atendimento. Mas Schepers opina que “quando uma porta se fecha, outras se abrem”. Ao invés de atendentes, os chatbots trazem a demanda de profissionais especializados para trabalhar com a tecnologia, com conhecimentos em análise de textos e raciocínio lógico, por exemplo, para tornar os robôs mais humanizados e eficazes. 

   'DICIONÁRIOS’ É RESPONSÁVEL PELA QUALIDADE DA EXPERIÊNCIA.
Mestrando na UEL, Fábio Moreno desenvolveu um robõ que responde a questões da área de  linguística

“ Um robô que responde questões da área de linguística. Esse foi o projeto de Fábio Carlos Moreno, que resultou na criação de Tical – Tecnologia Interativa Convencional sobre Assuntos Linguísticos, dentro de seus estudos para o mestrado na área de Processamento de Linguagem Natural (PLN) na Universidade Estadual de Londrina (UEL). 
   O projeto teve parceria com um aluno de doutorado na área de Linguística da UEL, e o projeto Atlas Linguístico do Brasil (AliB) que forneceu ao chatbot um banco de dados de cerca de 5 mil verbetes utilizados para responder às perguntas de seus usuários. A ideia é que, com o tempo, o Tical aprenda o perfil de seus usuários e seja mais interativo, afirma Moreno. De 734 perguntas feitas ao Tical, para 627 ele apresentou respostas – um aproveitamento de 85%. Uma nova versão do robô estará disponível em breve no site da UEL.
   Para o professor Jacques Duílio Brancher – orientador do projeto de Moreno junto com a professora Cinthyan Barbosa – desde que a primeira tentativa de criar um chatbot foi feita, em meados de 1980, muita coisa mudou. Mas uma grande limitação ainda reside no “dicionário” dos robôs. Esse é o motivo para a experiência dos usuários com alguns chatbots não ser tão positiva. “O dicionário que eles usam para poder avaliar as perguntas que as pessoas fazem é muito limitado. O problema todo é que a língua portuguesa é muito rica. ”Além disso, As perguntas que não conseguem respostas em muitos robôs não são revisadas, fazendo com que o seu “repertório” fique estagnado. 

   DIANA DEELER

   Lojistas multimarcas também podem “conversar” com Diana Meeler para comprar automóveis de concessionárias. A ferramenta é oferecida pela plataforma AutoAvaliar, de São Paulo. A chatbot, que pode ser contatada pelo Facebook Messenger, realizou sua primeira venda recentemente. Ao conversar com o usuário, ela apresenta ofertas de automóveis de acordo com as preferências informadas pelo potencial comprador. As respostas à robô podem ser selecionadas dentre algumas opções que aparecem no chat. Mas o objetivo, segundo Daniel Nino, sócio-diretor do AutoAvaliar, é que ela aprenda, com base nas suas conversas e no histórico de compras, o perfil do comprador e apresente a ele ofertas direcionadas. 
   Com cerca de 1.300 concessionárias e 15 mil lojistas cadastrados, a estrutura de call center da plataforma começou a pesar, conta Nino. Esse foi o motivo para a criação de Diana, que já contabiliza em torno de 3 mil interações, em parceira com a startup brasileira Smaters. “A ideia é que ela comece a interagir ativamente e consiga, através de Inteligência Artificial, se comunicar com um número ilimitado de pessoas de forma personalizada com custo acessível “, comenta o sócio diretor.(M.E.C) (MIE FRANCINE CHIBA, caderno FOLHA ECONOMIA & NEGÓCIOS, página 4, quarta-feira, 15 de dezembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares