sábado, 17 de dezembro de 2016

MENTIR PARA SI MESMO É A PIOR MENTIRA

   Estamos num período especialmente propício à reflexão sobre o que é essencial para a vida. O Natal nos convida a repensar valores, comportamentos e prioridades à luz do exemplo deixado pelo aniversariante. Independente da fé que cada um abraça, a experiência de Cristo é inegavelmente inspiradora para crentes e não crentes, induzindo a uma verdadeira revolução pessoal em direção a um propósito por que vale a pena viver e morrer. 
   Nessa perspectiva, abaixo se procura dar destaque à essência do legado deixado por Jesus, que é costumeiramente manipulado para atender a interesses particulares, nos concentramos nos acessórios para não termos que enfrentar o principal, substitui-se o seja feita a vossa vontade, por seja feita a nossa vontade. 
   Centro de toda a mensagem: toda a lei se resume neste único mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Gal5,14). “Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou” (Lc 7-47). “Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês mesmos” (Rom. 12-10) . “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três , mas o maior deles é o amor” (Cor. 13:3).
Vivencia do amor: “Tive fome , e me deste de comer; tive sede, e me deste de beber: era forasteiro, e me acolhestes: estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes visitar-me. Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos? Quando te vimos enfermo, ou na prisão. E fomos visitar-te? E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que tudo o que fizeste a um desses pequeninos , é a mim que o fizeste” (Mt.25:35-45).”Aquele que quer tornar-se grande entre vós seja aquele que serve. Portanto, todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mt. 23: 11).
   Escolhas necessárias: “Não se pode servir a dois amos. Deus e o dinheiro” (Mt.25); “Porque a raíz de todo o mal é o dinheiro” (Tim 6:10). “E quando formos julgados ao final dos tempos, nos perguntarão sobre nossa proximidade com a pobreza. Zaqueu entrega a metade de suas riquezas aos pobres. E a quem tem, seus celeiros cheios de seu próprio egoísmo o Senhor, ao final, pedir-lhes-á contas. Os pobres do mundo são os herdeiros do Reino” (Tgo 2). 
   Ideal de sociedade: “E todos que tinham fé viviam unidos, tendo todos os bens em comum. Vendiam as propriedades e os bens e dividiam com todos, segundo a necessidade de cada um” (Atos 2: 44-45). “A multidão dos fieis era um só coração e uma só alma. Ninguém sua propriedade o que possuía. Tudo entre eles era comum. Não havia entre eles indigentes. Os proprietários de campos ou casas vendiam e iam depositar o preço do vendido aos pés dos apóstolos. Repartia-se, então, a cada um segundo a sua necessidade” (Atos 4: 32-36).
   Podemos não conseguir tamanha nobreza de alma e coerência de vida, podemos não conseguir ser fieis a imperativos tão revolucionários, mas o que não podemos é negá-los ou manipulá-los ao nosso bel-prazer para atender a conveniências pessoais. Não dá para corromper e iludir a si e aos outros em nome de um projeto de vida que convém e que apenas alimenta o próprio egoísmo. É certamente mais virtuoso e digno aquele que se vê como falho, fraco e inconsistente em suas condutas e encara sua pequenez e mediocridade, contudo, faz de cada dia um desafio para transcender suas limitações e se aproximar do ideal crístico, do que aquele que teima em mentir para si mesmo. 
   É importante destacar que todo projeto se inicia no “morrer para si”, ou seja, desinflar o ego que todos carregamos e idolatramos como verdadeiro deus. (LUÍS MIGUEL LUZIO SANTOS, professor da Universidade Estadual de Londrina, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, 17 e 18 de dezembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares