quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

'MARIA'

 Enquanto aguardava atendimento na sala de espera de um hospital, uma menina sentou ao meu lado e ficou olhando para um livro que estava em minhas mãos. Ela me perguntou que livro era aquele. Imediatamente eu virei a capa para sua direção para que ela lesse o título. Para minha surpresa, ela me disse que não sabia ler, que só conhecia as letras. Fique assustado com a resposta e de imediato perguntei quantos anos ela tinha e se ela estava em uma escola. Ela me disse que tinha nove anos e que estava estudando. Conversamos um pouco e durante nossa conversa mostrei as letras da capa do livro, ela identificou todas as letras: N,O,T,A,S,D,O,S,U,B,S,O,L,O. Maria me disse que estava no hospital porque sua mãe estava internada. Fiquei tão assustado com o fato dela não saber ler, que nem me preocupei em perguntar o que a mãe dela tinha e se ela estava sozinha no hospital. 
   Maria me colocou de frente com a nossa triste realidade cotidiana. Passamos nossos dias discutindo, se Fidel Castro é herói ou tirano, se o Reino Unido deve ou não permanecer na União Europeia, se a Hillary é melhor que o Trump, se o aborto deve ou não ser legalizado. Emitimos e compartilhamos opiniões e soluções sobre os mais diversos tipos de assunto e problemas. Enquanto isso, Maria passa a vida em uma sala de aula identificando as letras sem conseguir dar o devido significado às palavras. 
   A minha conversa com a menina me fez levantar a questão: que responsabilidade eu tenho com a pequena Maria? Na verdade, sou um cidadão de bem, pago os meus impostos e estou cheio de problemas para resolver. Tenho muitas contas para pagar. Além disso, sou professor universitário, devo me preocupar com os meus alunos que são todos adultos. O que eu tenho a ver com o ensino das crianças? Pensando bem, a Maria não deve estar se esforçando o bastante e é bem provável que falte meritocracia para ela juntar as letras e fazer com que elas tenham significado. Tento me convencer do contrário, mas ao que me parece Dostoiévisky foi assertivo em sua descrição da natureza humana. ( Crônica de PAULO JOSÉ DOS REIS, doutor em Física e professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste em Guarapuava, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, quinta-feira, 8 de dezembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares